Por: diario | 11/04/2018

Depois de um hiato de três anos os Jogos Regionais entre as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Alto Vale (APAE), a Joravi, voltou a acontecer e irá movimentar cinco cidades da região.

São 14 entidades participantes no campeonato e as disputas acontecem em cinco etapas. A primeira, iniciou nos dias 4 e 5 de abril em Presidente Getúlio com a participação de 10 APAEs, nas competições de Bocha e Corrida de Cadeira de Rodas. Onde os atletas e alunos puderam se reunir no Clube Caxias, no bairro Revólver e competir entre as modalidades. Da APAE de Witmarsum a dupla de bocha masculina Ivo Possamai e Rodrigo de Oliveira conquistaram o 3° lugar, e o aluno Odair da Silva conquistou o 1º lugar na corrida de cadeira de rodas.

Campeão da competição de Cadeira de Rodas, Odair da Silva, da APAE de Witmarsum

Hoje (11) e amanhã (12) a Joravi tem a sua etapa realizada em Ituporanga, com competições de Futsal. Serão 11 equipes presentes em Ituporanga, que disputaram a modalidade no Ginásio Henrique Holetz, com início às 9h, onde todos jogam contra todos e as finais acontecem na quinta-feira no período da tarde.

A professora Liliane Hoffmann Justen, da APAE de Ituporanga, comenta a satisfação da retomada do evento e em poder participar junto dos alunos. “É muito importante a Joravi para preparar eles para um futuro melhor e sem falar que eles adoram. Eu falo pelos nossos alunos, que estavam muito tempo parados e não queriam mais se exercitar e quando falamos em Joravi todos querem participar, ficam dispostos e dão o melhor de si. Pra eles é alegria, falar em Joravi é um sorriso no rosto de cada um” comenta a professora.

O evento é financiado pelas próprias entidades que se organizam para levar seus atletas, viabilizam estadia e alimentação assim como as medalhas e prêmios das competições. A Joravi chegou à vigésima edição em 2018, anteriormente as competições eram todos os anos, depois passaram a acontecer cada dois anos e agora já estava três anos sem acontecer. Segundo a professora Liliane “É uma forma de integração dos alunos entre as 14 APAEs e ao mesmo tempo prepara-los fisicamente. Porque a maioria dos nossos alunos já está em fase adulta e estão ficando mais velhos, se não estimularmos a atividade física eles vão ficando acomodados, e pra frente podem ter até problemas de saúde”, ressalta.

No dia 17 a etapa chega a Witmarsum com jogos de basquete. A quarta etapa é em Rio do Campo com Tênis de Mesa e a última etapa será em Rio do Sul com a competições de modalidades de Atletismo, desde corrida, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso entre outras.

“Eles são alunos especiais e tem muita alegria e ensinamento para passar para as pessoas. Todos que queiram estar participando da Joravi aqui em Ituporanga são bem vindos, assim como nas competições nas outras cidades” finaliza, fazendo o convite para toda a comunidade, a professora Liliane.

Susana Lima

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui