Por: diario | 22/05/2018

Os benefícios da prática de esportes para a saúde e bem-estar já foram comprovados cientificamente. Toda a atividade física que visa contribuir com a saúde do indivíduo é bem-vinda. Além benefícios de um ponto de vista puramente físico, a prática de esporte pode ajudar a limpar a mente e livrá-la de possíveis tensões e preocupações. E o melhor, pode ajudar a movimentar a economia de uma cidade.

E é exatamente isso que vai acontecer em Rio do Sul, que na próxima semana, sediará os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI). As competições acontecem de 23 a 27 de maio, e comerciantes e empresários do município se preparam para receber os mais de três mil visitantes de mais de 215 municípios de Santa Cantarina.

“Em poucos dias nosso hotel atingiu lotação máxima e recebemos muitas ligações de municípios para reservarem mais leitos. Ficamos extremamente felizes com essa oportunidade de receber um público diferenciado, por isso, estamos preparando nossa equipe para recepcionar todos muito bem”, comentou Gabriela Garcia, administradora de um hotel na cidade.

Além dos atletas, também vão estar no município, dirigentes esportivos, corpo técnico das modalidades e muitas famílias. O movimento na cidade vai aumentar isso vai aquecer a economia.

Quando ainda faltavam 28 dias para o evento, a rede hoteleira de Rio do Sul já havia atingido 100% da capacidade de reservas para o período dos jogos. E, nos últimos dias, hotéis em Lontras, Pouso Redondo, Ibirama e Presidente Getúlio também receberam reservas, o que é significativamente bom para o desenvolvimento econômico na região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) de Rio do Sul, Paulo José Fiamoncini, destacou que restaurantes, supermercados e postos de combustíveis também serão beneficiados com os jogos. Ele ainda lembrou do comércio, que deverá receber muitos visitantes. “Como teremos uma grande movimentação na cidade, as pessoas vão buscar conhecer e comprar em nossas lojas, já que nem sempre estarão participando diretamente dos jogos”, destacou.

O superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Jeberton Fermino, disse que não há números exatos de quanto recurso o município vai receber, mas nas competições estaduais, calcula-se que cada pessoa gaste em média aproximadamente R$ 150 por dia. “Se for seguir esse cálculo, mais de R$ 2.200 milhões vão ficar diretamente em nossa cidade apenas em cinco dias de evento, o que é um número bem expressivo, porque movimenta diversos setores e contribui com empregos em algumas áreas. Além de se destacar esportivamente, os jogos também têm um potencial econômico muito grande”, comentou.

As competições

O principal local de competição será o Centro de Eventos Hermann Purnhagen. Neste espaço, o primeiro pavilhão receberá a praça de alimentação, feira cultural para a terceira idade, além das estruturas para as danças de salão e coreográfica. No segundo pavilhão, serão centralizados todos os jogos de mesa, como truco, canastra e dominó.

As disputas do bolão serão no Clube Caça e Tiro Dias Velho, vôlei no Ginásio Artenir Werner e o handebol no Ginásio do Sesi, no bairro Canta Galo. “Estamos muito empolgados com a realização dos JASTI, porque é a primeira vez que Rio do Sul sedia a competição. Teremos um público muito especial e estamos trabalhando para que todos se sintam em casa em Rio do Sul”, destaca o Diretor Executivo de Esportes Jeberton Fermino.

Sobre o JASTI

Criados em 2008, os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina tem como finalidade estimular a participação do idoso em atividades esportivas, recreativas, visando ampliar as perspectivas de uma qualidade de vida. Visa ainda fortalecer novas formas de participação da pessoa idosa, o convívio social, a troca de experiências entre essas pessoas e demais gerações, além de valorizar e estimular a prática esportiva na terceira idade, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social.

Elisiane Maciel

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui