Por: diario | 15/01/2017

As inscrições para rainha e princesas da 24ª Festa da Cebola, considerada a maior festa agrícola de Santa Catarina, foram prorrogadas até dia 23 de janeiro. A festa – que acontece em Ituporanga de 6 a 9 de abril – terá sua realeza definida no dia quatro de fevereiro, durante um baile realizado no Centro Social do Parque da Cebola.

Para quem reside na área urbana do município, a inscrição pode ser realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou na Associação Empresarial e Comercial de Ituporanga (ACEI). Por sua vez, as meninas que moram nas comunidades do interior precisam procurar os representantes de sua localidade para efetuar a inscrição.

De acordo com a diretora de Eventos, Turismo, Esporte e Cultura de Ituporanga, Luciana Franz Eifler, as candidatas que residem no interior terão que procurar o Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC), que fará a seleção e encaminhará à Fexponace. “Só pegamos a inscrição depois que o CPC de cada comunidade já escolheu a sua menina. Nós também não estamos intervindo na forma com que eles vão fazer a seleção nas comunidades”, explica a diretora.

Luciana também diz que o próprio CPC pode indicar uma menina para o concurso. Se houver mais de uma inscrita, a comunidade deverá definir seus critérios de seleção. “A gente não quer se envolver. Eles precisam fazer a pré-seleção e encaminhar uma para nós”, ressalta.

Pré-requisitos para ser da realeza

A candidata ao título precisa ter 18 anos completos até o dia quatro de fevereiro (data do baile), ser brasileira, solteira, não ter filhos, residir em Ituporanga e não ter participado do concurso nas últimas quatro edições da Festa da Cebola. Além disso, ela também não pode ter sido casada ou envolvida em uma união estável, e deve ter disponibilidade de tempo.

Segundo Luciana, um dos fatores mais importantes é a disponibilidade para divulgar o evento dentro e fora do município, sempre que for solicitado. “As candidatas precisam estar cientes que, mesmo se for no horário de trabalho, se tiver que ir pra Blumenau ou Florianópolis elas terão que ir”, conta.

Passos para a escolha da realeza

Após o encerramento das inscrições as candidatas terão um período de treinamento, que vai anteceder o baile. O início do desfile que irá escolher a nova realeza da festa está previsto para as 21h. Cada participante será avaliada nos quesitos beleza, postura, simpatia, comunicação e melhor torcida.

As candidatas que desejam mais informações sobre o concurso podem entrar em contato com a Fexponace. “Nós não estamos fazendo inscrições aqui na Fexponace, nós estamos só orientando”, ressalta a diretora.

As atrações da 24ª Festa da Cebola estão em fase de negociação e ainda não foram divulgadas.