Por: diario | 30/08/2018

O mundo cada vez mais tecnológico não traz só mais praticidade para a população, mas também uma nova preocupação: o lixo eletrônico. Para ajudar quem não faz ideia de como descartar os materiais, a Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com apoio de entidades promove a 3ª Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos.

A ação socioambiental teve início no dia 15 de agosto e segue até neste sábado, 01 de setembro, dia “D” da campanha. Uma equipe e o caminhão que fará o recolhimento dos materiais estarão no horário das 8h às 14h, na praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura.

Quem preferir fazer a entrega durante a semana tem o prazo até nesta sexta-feira (31). Os coletores estão espalhados em vários pontos da cidade, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços, escolas, facções, agropecuárias e na sede da empresa Pronatur Assessoria Ambiental.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

O material recolhido será encaminhado para uma empresa na cidade de Lages, que fará o reaproveitamento dos resíduos e o descarte ambientalmente adequado do que não for reutilizado. Segundo o diretor do departamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Adenor de Moraes, a destinação correta dos equipamentos eletroeletrônicos colabora e impacta diretamente na qualidade de vida da população.

“Queremos com esta iniciativa da Administração Municipal diminuir o descarte incorreto dos resíduos eletrônicos, que acaba contaminando o solo e os rios, causando prejuízos à população. Para divulgar ainda mais a campanha vamos nas escolas mostrar a importância de eliminar este lixo corretamente, entregar folders nas agropecuárias e conscientizar as pessoas por meio dos meios de comunicação”, explicou Adenor.

Na 3ª Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos podem ser entregues: DVD, FAX, som, vídeo game, controles, aquecedores, ar condicionado, bateria de celular, cabos, caixas de som, carregadores, CD ROM, celular, telefones, computadores, conectores, modem, monitor, mouse, notebooks, pendrive, impressoras, máquina fotográfica, pilhas, baterias e lâmpadas.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

A iniciativa visa à destinação correta dos materiais para garantir uma saúde pública melhor, o bem estar da população, além de reduzir os problemas ambientais. Participam da campanha a Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, a empresa Pronatur Assessoria Ambiental, as entidades Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rotary Club de Salete, Rotary Club Salete Geração e a Epagri local.