Por: diario | 06/09/2018

Ibirama tem sido destino certo para quem busca a prática de esportes junto da natureza. No próximo fim de semana a cidade irá sediar a última etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura. A 4º etapa do campeonato acontecerá no dia 15, sábado, e será a última etapa do calendário catarinense para 2018. A competição nas categorias Expedição e Aventura, conta ainda pontos para o Ranking Catarinense e Brasileiro (RBCA).

A organização está a cargo da equipe Vale de Aventuras e o local escolhido é a associação dos moradores do Ribeirão Taquaras. A associação fica em uma área agrícola do município e abrigará pela primeira vez um evento do calendário catarinense. A estrutura conta com estacionamento, banheiros e serviço de bar e cozinha. Anexo existe um ginásio de esportes coberto que estará liberado para os atletas que desejam acampar.

A novidade para essa etapa será a utilização do rafting. O atleta não precisará trazer nenhum equipamento específico para a prática, todo o material necessário será fornecido, bem como as instruções necessárias. Haverá ainda a prática de rapel para a categoria expedição, que será conduzida por instrutores em uma cachoeira de aproximadamente 30m.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

1ª Corrida Kids

Aproveitando a estrutura do evento, a administração do município junto de um grupo de voluntários Ibirama Race organiza a 1ª Corrida Kids. Que também acontece no Ribeirão Taquaras, com início às 14h. A corrida é destinada para crianças com idade entre 4 e 14 anos e terá distância que condizem com a idade dos participantes.

“Começamos a aplicar uma política, demanda gera empreendimento. O pessoal aqui das pousadas, restaurante e outras atividades eles não viam os turistas por aqui, estava meio parado, e agora estamos fazendo esses eventos para trazer esse turista para cá, para gerar demanda para o que o pessoal também invista mais nas estruturas oferecidas aos nossos turistas. Nesse dia vamos ter a final do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura, como já vamos estar com essa estrutura, o pessoal do Ibirama Race está organizando a corrida kids. Lá no Ribeirão Taquaras tem o centro comunitário onde a gente vai fazer a concentração e será a nossa base. E como a estrutura toda será lá, vamos aproveitar”, conta o Diretor do Departamento Municipal de Turismo, Norberto Weinrich, o Neco.

Saulo Eduardo Fonseca, um dos organizadores do grupo Ibirama Race, conta que o grupo, com quase quarenta atletas, organizar corridas e eventos beneficente há oito anos. Ele é bombeiro em Ibirama e dá aulas de caratê para crianças, e conta que a iniciativa quer envolver as crianças e beneficiar famílias carentes da região.

“Iremos arrecadar alimentos que serão destinados para famílias carentes. Teremos ainda personagens infantis para animar as crianças”, conta.

Ibirama Race – Divulgação

Os participantes ganharão medalhas de participação. O evento é uma iniciativa do grupo de corridas Ibirama Race e Vale de Aventuras, e conta ainda com o Apoio da Prefeitura Municipal. A inscrição será de 1kg de alimento e será feita no local do evento.

Susana Lima

Veja também as últimas atualizações: