Por: diario | 19/03/2017

A partir de segunda-feira (20), os agricultores de Ibirama já podem se inscrever no programa Cuidando da Qualidade de Vida na Agricultura, que visa incentivar a produção rural no Município, por meio de serviços disponibilizados através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibirama (Sedema).

Para participar do programa, os produtores devem comparecer à Sedema, na sede da Prefeitura Municipal, munidos de documentos pessoais. Além disso, os interessados devem atender a alguns pré-requisitos, como possuir filhos menores de 14 anos regularmente matriculados em escolas, ter cadastro de produtor rural junto à Secretaria da Fazenda do Estado, e ser da categoria de Agricultura Familiar.

De acordo com o agente administrativo da Sedema, Adalberto Schattenberg, o programa já existe há alguns anos no Município, e desde então, tem feito a diferença na vida dos pequenos agricultores. Ao fazer o cadastro, o produtor precisa responder a uma série de perguntas, e cada uma delas tem uma pontuação, que reflete nos serviços que poderão ser adquiridos.

“Ele [o agricultor] preenche um questionário com todas as ações que ele faz na propriedade dele. Os cursos profissionalizantes que ele faz, se ele tem reserva legal, se tem um plano de uso do solo, se participa de reuniões, se embeleza a propriedade, se tira nota de produtor rural da venda de mercadorias, enfim, tem vários quesitos. E todo o conjunto de informações gera uma soma de pontos, e com esses pontos ele adquire os serviços”, explica Adalberto.

Serviços oferecidos

O projeto disponibiliza serviços de máquinas, inseminação artificial, transporte de materiais, produção agrícola e insumos, além de fornecer mudas nativas e exóticas. Tudo isso gratuitamente, e de acordo com a pontuação obtida pelo agricultor. Quem estiver interessado em adquirir os benefícios tem até o dia primeiro de junho para realizar a sua inscrição, na Prefeitura Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Escrito por: Carolina Ignaczuk