Por: diario | 08/05/2019

As prefeituras de todo o país devem ficar atentas ao preenchimento dos dados para o SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde) exigido pelo governo federal e operacionalizado pelo Ministério da Saúde. O SIOPS tem o objetivo de apurar as receitas totais e gastos com ações e serviços públicos de saúde. A GOVBR, empresa blumenauense especialista em soluções para gestão pública, já disponibilizou a ferramenta para conferência e preenchimento do SIOPS, referente ao exercício 2019. Os municípios terão um diagnóstico do setor com informações para melhoria da gestão, e implemento de políticas públicas voltadas à promoção da saúde.

O comunicado do Ministério da Saúde foi publicado no último dia 25, e nesta semana a GOVBR já disponibilizou a ferramenta para preenchimento dos dados.

Os municípios que não entregarem dentro do prazo podem ter suspensos os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a inclusão do município no Cadastro Único de Convênios (CAUC), refletindo diretamente no repasse de recursos.

De acordo com a diretora da GOVBR, Virgínia Kayser da Silva, a empresa está atenta aos prazos e preparada para auxiliar os municípios “Nossa solução facilita o preenchimento do SIOPS tornando esse processo mais ágil com informações seguras. Além disso, nosso time está preparado para auxiliar as prefeituras nesse processo garantindo assim a continuidade de repasse de recursos tão importantes para os municípios”.