Por: diario | 28/03/2018

Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias na Região Sul faturou R$ 24,5 bilhões em 2017, o que representa um aumento de 7,1% no faturamento da região em relação ao mesmo período anterior.

O mercado sulista aumentou em 12% o número de redes, atingindo o patamar de 623 marcas operando na Região. Além disso, o Sul expandiu 10% em número de unidades, com 13.292 operações de franquias.

“Esses números provam que o Sul tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos muitas oportunidades de crescimento”, destaca o diretor da Regional Sul da ABF, Antonio Carlos Diel.

A maioria das redes sulistas atua nos mercados de Alimentação (28,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,2%) e Serviços Educacionais (12,8%), o que revela que a Região está alinhada com o mercado nacional.

Com sua economia fortemente baseada na área de serviços, como também no agronegócio e em vários setores industriais, todos os estados da Região Sul são importantes e têm potencial para crescer não só em 2018, mas nos próximos anos.

“Sentimos o impacto do cenário econômico atual, como ocorreu em todo o País, mas temos muitos municípios que possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir suas unidades. O Sul é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e é perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso, chegando a cidades com menos de 50 mil habitantes. Várias cidades do interior se desenvolveram muito, formando um novo mercado potencial”, conclui Diel.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

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