Por: diario | 1 mês atrás

Helena Marquardt

 

Acontece neste domingo (20), na sede campestre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Rio do Sul, a última etapa da Copa Alto Vale de Enduro Fim. A grande final terá uma homenagem ao piloto Marcos Minatti, de Nova Trento, que disputava a competição, mas faleceu em um acidente no dia 12.

 

Esta vai ser a 7º etapa da 16º Copa Alto Vale, um dos campeonatos com maior tempo de existência do Sul do Brasil, que mesmo tendo uma organização amadora conta com centenas de pilotos e disputas de alto nível. A grande final também deve ter uma prova marcada pela emoção já que em algumas categorias a disputa pelo título ainda está aberta e muito acirrada.

 

A expectativa do piloto, Rafael Riffel, de Blumenau, que já foi campeão no ano passado, é tentar fazer uma prova sem erros e conquistar a vitória. Já o piloto Alexandro da Silva, que disputa a mesma categoria, afirma que ambos os pilotos não podem mais ser alcançados pelo terceiro colocado do ranking, por isso a briga será pela vitória no campeonato. “O vice os dois já tem garantidos então o negócio vai ser colocar a faca entre os dentes e acelerar para chegar em primeiro e ser campeão”, comenta.

 

Na categoria Over 35 Especial o piloto Geovani Testoni diz estar receoso em relação a previsão do tempo. “Não me dou bem em terreno molhado e a chuva dos últimos dias pode atrapalhar meus planos de ser campeão, e essa caraterística do piloto gostar mais do molhado ou não pode fazer a diferença pela disputa do lugar mais alto no pódio”, disse.

 

Ederson Kunz, de Camboriú, que é um dos pilotos que gosta de andar no molhado, e diz que ainda está se adaptando com a moto que comprou recentemente, mas vai brigar até os últimos segundos pelo campeonato. “No molhado a gente consegue igualar os tempos e a expectativa é que que a decisão seja até os últimos segundos porque a diferença é pouca e quem errar menos será campeão”, completa.

 

A grande final da Copa Alto Vale também contará com diversos sorteios em vale compras para quem participou de no mínimo quatro etapas. A organização da prova ficou por conta de Patrola Trilha Clube e a corrida terá três voltas de 25 quilômetros divididos em cinco especiais e mais o Cross test que inicia às 9h.

 

 

Confira como estão as disputas:

 

As categorias que já tem os seus campões definidos são a Over 47, com Ivo Cani Filho, que também foi campeão na categoria Light na primeira Copa Alto Vale em 2004 e a Over 42 onde Lindomar Schmitz foi o vitorioso.

 

Na categoria A, Tiago de Jesus, dificilmente perderá o posto de campeão, já que tem 45 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Tiago dos Santos. Na Super Elite André Dalsasso, está com 42 pontos de vantagem sobre Diego Ramon Schneider. Na categoria 230 Elite, a diferença entre André Farias e Rafael Backes é de 36 pontos.

 

Na categoria Nacional Light a diferença entre o 1º e o 4 º colocado é de 19 pontos. Estão na disputa Douglas Nurnberg, Jonas Formentin, Geovane Goedert e ainda Jairo Formentin.
Na categoria 230 Light Romelito Cargnin lidera com 21 pontos de vantagem sobre Marcelo Cadilhac. Na Over 35 especial disputam o título Carlos Zanirati e Geovani Testoni, com 218 pontos, e Ederson com 210 pontos.

 

Na Over 35 nacional os pilotos Rafael Riffel e Alexandro da Silva estão empatados em números de pontos, ou seja, aquele que fizer o menor tempo e vencer a etapa vai ser o campeão da categoria.
Na Força Livre Nacional Marcel Soares lidera com 24 pontos de vantagem sobre Jeferson Milbratz e 27 pontos à frente de para Ivamar Denzer.

 

Na categoria Pro, Dalvino Loffi, lidera com apenas 6 pontos de vantagem sobre Marcos Minati, o piloto que acabou falecendo em um acidente e que deve ser homenageado neste domingo com o nome da prova. Caso Loffi não participe da etapa e não use a corrida da final como descarte, Marcos Minatti ainda pode ser campeão.