Por: diario | 10/03/2017

Nesta sexta-feira (10), às 19h30, acontece em Rio do Oeste, na Praça dos Pioneiros, a tradicional festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, haverá sorteio de brindes, brinquedos infláveis para as crianças e um show com o artista Gabriel Herrera, marcado para as 20h30. Além disso, a feira do empreendedor rural Afonso Eller também estará presente no local, com produtos coloniais e pastéis fritos na hora.

O evento é gratuito e está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Rio do Oeste, Rádio 87,5 FM e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com todas as secretarias do município. De acordo com o prefeito Humberto Pessatti (‎PMDB‎), o intuito da festa é fazer com que a comunidade participe dos eventos promovidos pela cidade. Essa é a quinta edição da festa, que sempre surpreende e reúne cerca de 500 mulheres.
“A nossa mulher rioestense é uma grande força nas empresas, no comércio, e Rio do Oeste tem muita mulher trabalhando […] então as mulheres têm que ter um dia especial, elas merecem esse dia, que está sendo organizado pelo mundo todo, mas nós de Rio do Oeste não poderíamos deixar de fazer uma bela homenagem às nossas mulheres”, explica o prefeito.

A secretária de educação, e uma das organizadoras do evento, Deise Busarello Leite, conta que a Rádio 87,5 FM será a responsável pela abertura do evento. A emissora deve trazer dois artistas para se apresentarem antes de Gabriel Herrera, a atração principal da noite. Segundo Deise, a festa também é uma maneira de valorizar todas as mulheres do município, com atrações para elas e para toda a família. “É para valorizar a mulher aqui da nossa região e chamar as pessoas para a praça, fazer algo diferente. Sempre que a gente faz um evento na praça as pessoas participam. Nós tivemos o [evento] ano passado e estava lotado […] então a gente percebe que as pessoas vão, elas gostam de participar. Por isso que a gente sempre promove, e nós temos a ideia de todos os meses estarmos fazendo alguma coisa na praça”, conta.

Atrações para todos os públicos

No local, haverá brinquedos infláveis para fazer a alegria da criançada. De acordo com a secretária de educação, praticamente todos os eventos têm alguma atração para as crianças, já que elas acabam chamando os pais para as festas. “A gente manda esse bilhetinho [panfleto da festa] para todos os alunos, inclusive os da escola estadual. Se eles sabem que ali tem brinquedos, eles vão pedir para os pais irem, então a gente acaba chamando o povo com brinquedos”, ressalta Deise.

Este ano, a novidade é a parceria da Prefeitura Municipal com a CDL, que contou com a ajuda de 60 lojas associadas para arrecadar 75 brindes, que serão sorteados entre as mulheres presentes no evento. Os prêmios vão de calçados e roupas até cestas, elaboradas pelas farmácias locais. De acordo com a diretora de eventos da CDL, Cleuza Nasatto, o objetivo é fortalecer essa parceria com o município para os próximos anos. “A nossa mulher é o nosso maior consumidor, então a gente colheu muitos brindes e vai ser uma festa bem legal”, afirma a diretora.

A secretária de educação ressalta que o comércio local sempre foi parceiro dos eventos promovidos pela cidade. “No ano passado a gente não fez a parceria direta com a CDL, mas a gente passou no comércio [para arrecadar brindes] e ninguém se nega. Todo mundo ajuda, todo mundo participa”, conta.

Já o prefeito comemorou a parceria com a CDL, ressaltando a importância da participação de todos os setores da comunidade. “A CDL veio e quer participar de um monte de ações do município, o que é muito importante, porque o que a gente quer da população não é dinheiro, a gente quer a sua participação”, declara Pessatti.

Feira do empreendedor rural

A tradicional feira do empreendedor rural Afonso Eller também será uma das atrações da festa, e terá início às 18h. Os seis feirantes irão comercializar diversos produtos coloniais, como doces, bolachas e pastéis. Além disso, o Clube de Mães também participará do evento, com a venda de itens artesanais.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Antonio César Padilha, a feira acontece há quatro anos, e está presente em diversas ações promovidas pelo município. Padilha conta que os produtos são produzidos em Rio do Oeste, e todos eles possuem fiscalização, em parceria com a Vigilância Sanitária. “O produto é bom, são todos coloniais, coisas que você não encontra no mercado”, explica.

Projetos para a praça

O prefeito adianta que a Praça dos Pioneiros, local onde a festa será realizada, deve passar por reformas em breve. “Nós estamos fazendo a cobertura da praça, que iniciamos agora. O projeto já está sendo realizado, e a obra eles estão montando fora do município”, conta Pessatti. Segundo ele, a população precisa de um lugar onde possa se reunir, que deve ser agradável para todos. “O povo tem que se reunir, e tem que ter um lugar bom para todo mundo, desde as crianças aos idosos, e essa praça vai ter tudo isso para todos”.

O prefeito ainda adianta que essa mudanças não devem demorar para acontecer. “Aguarde um ano [para ver] a nossa praça central como é que vai estar. E 90% com recursos de fora, porque Rio do Oeste não tem”, finaliza.

Carolina Ignaczuk