Por: diario | 16/05/2018

Nessa terça-feira (15) a Câmara de Vereadores de Rio do Sul recebeu a Gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo da ALESC, Lea Medeiros Cardoso, que orientou a equipe da Escola Legislativa da cidade a montar o plano pedagógico e de trabalho, a partir da experiência das Escola Legislativa do Estado e de outros municípios. “A função da Escola do Legislativo da Assembleia é incentivar a criação de Escolas do Legislativo Municipais. Aqui em Rio do Sul ela já aconteceu, através da resolução aprovada em plenário. Agora nossa participação aqui é construir um planejamento junto dos servidores, com diretor e representantes da câmara, para que eles possam nortear o trabalho da Escola do Legislativo”, conta Lea.

O Projeto de Lei da Escola Legislativa em Rio do Sul é de outubro de 2017 e de autoria do Vereador Fernando Cesar Souza (MDB), que criou na Câmara Municipal de Rio do Sul a Escola do Legislativo. “Eu sempre tive a vontade de levar a conhecimento da juventude o que é o trabalho e função do vereador, foi daí que surgiu a ideia de trazer a escola. Onde buscamos cidades que já haviam implantado esse programa e montamos o projeto de lei em cima disso. Em contato com o deputado Aldo Schneider (MDB) que se disponibilizou e fez o primeiro contato com a Escola do Legislativo da ALESC, trouxemos o pessoal para implantar aqui em Rio do Sul”, explica como surgiu a ideia o vereador.

O objetivo da Escola Legislativa é oferecer aos parlamentares e servidores interessados suporte e treinamento para a elaboração de leis e também no exercício da fiscalização. Proporcionar e completar aperfeiçoamentos profissionais, oferecer suporte técnico-administrativo, desenvolver programas de ensino, com o objetivo de integrar a câmara e sociedade civil. Estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada as atividades da Câmara, integrar e gerenciar convênios, especialmente com o Senado, Câmara de Deputados, Assembleia Legislativa, associações, órgãos de poder da União, Tribunal de Contas, Ministério Público e universidades, possibilitando treinamentos e cursos.

Na atividade realizada na Câmara Lea Medeiros Cardoso esteve reunida com os membros da direção e servidores da Escola do Legislativo de Rio do Sul para apresentar as metodologias de implantação do plano pedagógico no município, determina objetivos e estrutura interna. “A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da ALESC, tem um dos programas que é subsidiar e dar sustentação para que as Escolas do Legislativo Municipais possam andar com suas próprias pernas. Temos vários programas em nível estadual e trazemos para cá para que eles possam ser adaptados na Escola do Legislativo rio-sulense e, assim ser desenvolvido aqui em Rio do Sul, com trabalhos no que diz respeito a cidadania, a formação política, e também trazer programas como o Vereador Mirim”, revela Lea.

1ª Escola do Legislativo do Alto Vale

O programa Escola do Legislativo completa 18 anos de criação em de Santa Catarina neste ano e já implantou o projeto em nove cidades por todo o Estado. Rio do Sul é a primeira da região do Alto Vale a trazer a iniciativa. “A Escola em Rio do Sul é a nona implantada no Estado. Sempre é um projeto um pouco mais ousado do que implementar por exemplo Um Vereador Mirim ou um Parlamento Jovem. É uma ousadia e uma iniciativa extremamente significativa dos representantes do legislativo de estar implementando uma Escola desse porte”, felicita a Gestora do Núcleo de Educação. Que revela ainda outra potencialidade da cidade em desenvolver o programa. “Rio do Sul também já teve a experiência conosco de participar do Parlamento Jovem, através dos alunos do colégio Sinodal Ruy Barbosa. Então a cidade já tem alguns passos na consolidação de uma Escola do Legislativo.

Porque o objetivo central de uma Escola do Legislativo é realmente aproximar a população do trabalho do Legislativo Municipal”, conta Lea.

O vereador conta que o trabalho será pensando como referência na região, para que possa ser levado as demais casas do legislativo do Alto Vale. “Estamos agora montando o projeto de planejamento de implantação para a Câmara aqui de Rio do Sul, a nossa intenção por ser a 1ª Escola do Legislativo do Alto Vale é fazer um projeto que seja referência, para que possamos abrir também para as demais cidades da região. E nosso principal objetivo é atingir a sociedade para que eles tenham conhecimento do que realmente é o trabalho e função de um vereador”, finaliza Nandu.

Susana Lima

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui