Por: diario | 26/09/2019

Helena Marquardt

A vida dos moradores da Rua Arthur Hermann, no bairro Jardim Primavera em Lontras mudou para melhor há alguns dias. Isso porque com a pavimentação de mais um trecho da via, eles não precisam mais se preocupar com os buracos e poeira que antes eram um problema constante. A obra, que ainda foi finalizada antes do prazo, custou R$ 350 mil e foi entregue na tarde desta quarta-feira (25).

O vendedor, Éder Luiz Ribeiro que mora no local há 14 anos conta que o loteamento é um dos mais antigos do município e os moradores pediam há muitos anos que a rua fosse pavimentada. “Foram feitas várias reuniões por anos e sempre se prometia, mas nunca era feito, mas agora foi mesmo concluída. Eu tenho minha casa com acerca de alumínio e antes era um transtorno porque a poeira acumulava muito de um dia para o outro. Mesmo passando o caminhão de água não adiantava, então agora é como se a gente tivesse mudado de residência”, comenta.

O mecânico, Marcos Roberto de Oliveira, também vive na rua Arthur Hermann, há quase oito anos e fala da diferença após a pavimentação. “A gente esperava por isso há muito tempo porque era muita poeira, buraco e incomodação. Com o calçamento ficou muito melhor e além de tudo foi uma obra muito rápida e bem feita. Atenderam todas as nossas exigências como moradores e estamos muito contentes”, diz.

De acordo com o prefeito, Marcionei Heillesheim, o loteamento, que é o mais antigo da cidade conta com aproximadamente 80 famílias que serão beneficiadas com a pavimentação em lajota. “Era um pedido da comunidade e teremos uma grande economia com caminhão pipa, material e maquinário, porque tinha que arrumar com frequência. A rua tem 700 metros e a pavimentação está sendo feita em etapas conforme vamos conseguindo a liberação de recursos. Ainda falta mais uns 300 metros, mas tenho certeza que em breve vamos conseguir finalizar”, ressalta.

Os recursos foram conseguidos através de uma emenda do deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha. Além da pavimentação em lajotas, a obra contemplou ainda a construção de calçadas em paver com acessibilidade.

Pavimentações em parcerias com os moradores

Além de mais uma etapa da rua Arthur Hermann, o prefeito comentou também que vai iniciar a pavimentação da quarta rua feita através de um projeto de parceria com os moradores, onde o Executivo fornece todo o material para a obra e a comunidade paga a mão de obra para a execução do serviço.

“Foi uma lei que a gente debatia já quando eu era vereador porque todo mundo quer ter um acesso adequado, uma rua bonita e estamos fazendo isso. Agora vamos pavimentar a rua Paulo Galiza onde já estamos colocando a base. Minha meta ainda é pavimentar mais 10 ruas até o ano que vem. Essa parceria é muito importante porque além de atender o pedido dos moradores resolvendo o problema das ruas que acabam perdendo o material a cada chuva tem também a questão da economia porque a obra acaba ficando 40% mais barata”, finaliza.