Por: diario | 11/07/2018

Na manhã de segunda-feira (9), foi entregue oficialmente a chave do novo carro do Conselho Tutelar aos conselheiros tutelares de Presidente Nereu. A breve cerimônia foi realizada pelo prefeito, Isamar de Melo e dos secretários municipais de Administração e Assistência Social, Márzio Rogério Vieira e Idemara Ventura Voltolini, respectivamente. Carro este que foi recebido pelo termo de doação do Ministério dos Direitos Humanos, através do deputado federal Jorginho Mello, o carro faz parte do Kit do Conselho. Em seguida, os conselheiros se reuniram no CRAS para estudar em conjunto o documento que a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) divulgou aos municípios.

 

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

 

O documento “Orientações Técnicas para atuação do Conselho Tutelar” trata-se do resultado de um projeto do Ministério Público, realizado em 2017, que contou com a participação de técnicos da CEIJ em um grupo de trabalho interinstitucional que auxiliou na elaboração do conteúdo – acrescido de representantes do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), da Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares (ACCT) e da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).

A publicação possui caráter norteador e foi construída com o objetivo de subsidiar os conselhos tutelares em sua estruturação, condições de funcionamento e relação com os demais órgãos do sistema de garantia. Os temas contemplados no documento estão relacionados com questões administrativas, como a jornada de trabalho dos conselheiros tutelares, e com a atuação junto a crianças e adolescentes, como o acolhimento institucional e familiar, a escuta em situações de violência e o transporte de adolescentes, entre outros.