Por: diario | 18/04/2018

Cerca de 30 prefeitos e vices do MDB do Médio e Alto Vale, estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), Aldo Schneider e com o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), nesta segunda-feira (16), para um bate-papo sobre a atual conjuntura política catarinense.

No começo da reunião, o deputado Peninha traçou um perfil da situação política nacional, catarinense e regional. Em seguida o presidente Aldo Schneider, enfatizou a importância do trabalho feito em conjunto com o deputado Peninha na busca de recursos para os municípios catarinenses. Afirmou que nenhuma prefeitura irá ficar sem receber o devido atendimento.

Em seguida, foram para uma confraternização com o governador Eduardo Pinho Moreira, na casa D’agronômica, no primeiro dia de Pinho na residência oficial do governador.

Durante a confraternização, o governador assinou o ato de nomeação de Elias Souza, como novo secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Rio do Sul. Agora será aguardado a publicação no Diário Oficial, que deve sair nesta semana, para prosseguir com a transição.

Ainda durante o encontro, Moreira disse que inicialmente esse é o momento de arrumar a casa e tomar decisões difíceis, como o fechamento das ADRs. Revelou ainda que hoje (18), vai anunciar novas medidas para contenção de gastos. Mas que mesmo sem o Fundam 2, vai continuar atendendo todos os municípios de Santa Catarina.

“Agora com a extinção das Regionais de Ibirama, Ituporanga e Taió, praticamente ficou apenas a de Rio do sul, e é a grande Regional do Alto Vale do Itajaí. E nós teremos essa missão de estar comandando essa Regional até em virtude dessa solicitação dos líderes do MDB do Alto Vale, junto aos deputados e governador Pinho Moreira.

De acordo com Elias, O MDB pediu para que a ADR fosse comandada por um parceiro do MDB. Em primeiro momento ficaria para o ex-prefeito Garibaldi Antonio Ayroso, o Gariba, mas ele optou em permanecer na ALESC.

“Então haviam meu nome e mais dois que estavam cotados. E o governador resolveu optar por meu nome, até por minha experiência, pois sou o mais antigo secretário Regional”, disse.

Em relação às prioridades, o novo secretário adiantou que o objetivo inicial é dar atenção às obras iniciadas e terminá-las. Bem como analisar todos os projetos das ADRs para dar continuidade, ver o que é possível realizar junto às escolas do Alto Vale, e com projetos grandes como apoio ao Hospital Regional Alto Vale (HRAV), Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), duplicação da BR-470, contorno viário em Rio do Sul.

“Então vamos trabalhar para dar sequência às melhorias para municípios. E no primeiro momento vou dar uma atenção principal para o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), para ver a questão de nossas rodovias, que precisam de melhorias, roçadas e manutenção. Nós temos que buscar uma solução bem imediata para essa questão. Como também já fiz o contato com o Secretário da Saúde do Estado, Acélio Casagrande, para que no mínimo o trabalho básico da saúde continue sendo atendido em Taió, Ibirama e Ituporanga, junto com as Gerências de Educação, principalmente na distribuição de remédios que é um transtorno para quem mora no interior.”

Elias concluiu dizendo que também, que é muito importante que ocorra uma coligação da população do Alto Vale, para que independente do partido, que abracem os parlamentares aqui do Vale, pois são eles que ajudam a trazer grandes investimentos para a região.

Elisiane Maciel

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui