Por: diario | 13/03/2018

Para diminuir o prejuízo causado pelo temporal no final do mês de fevereiro, a prefeitura de Rio do Sul abrirá um edital de chamada pública para fornecimento de combustível aos rizicultores que comprovarem a quebra na safra neste início de ano. Serão cerca de três mil litros de óleo diesel que ficarão à disposição dos rizicultores tanto para o recolhimento imediato, quanto para o replantio em alguns meses, reduzindo custos do próximo plantio.

Esta é uma forma de ajudar os produtores de arroz que tiveram prejuízos causados pelo granizo e enxurrada no final de fevereiro. Agricultores da Itoupava, Valada São Paulo e Barra do Trombudo foram os mais afetados, mas há rizicultores de outros bairros que também foram atingidos. A estimativa até o momento é que metade de toda a produção de arroz de Rio do Sul tenha sido perdida. O volume financeiro de prejuízo se aproxima de R$ 1 milhão.

“A chuva forte e o granizo vieram no pior momento do processo de plantio do arroz. Estava tudo pronto para começar a colheita e apenas um produtor já tinha colhido. Hoje devemos ter em torno de 50 produtores, e grande parte teve 100% de perda”, adianta o diretor executivo de Agropecuária, Darcy Vicari.

Reunidos na noite de sexta-feira (9) na Itoupava, rizicultores daquela região relataram os problemas enfrentados e pediram ajuda.
O prefeito José Thomé autorizou a abertura do edital, com a exigência apenas que os agricultores entreguem os laudos técnicos ao departamento de agropecuária, para levantamento completo em cada comunidade.

“Estamos dando uma resposta na medida do que a prefeitura pode fazer. Tivemos prejuízos de infraestrutura na cidade de uma forma geral e estamos aos poucos recuperando. E na agricultura, também tivemos um plano de ação para, pelo menos, reduzir o custo da próxima safra”, adianta Thomé.

A produção de arroz em Rio do Sul é de cerca de 300 hectares, sendo uma das principais culturas agrícolas da cidade, perdendo em volume de mercado apenas para a criação de bovinos. No ano passado, foram colhidas 600 mil sacas do grão.

 

 

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de whatsapp. Clique aqui