Por: diario | 27/04/2018

O vinho é uma das bebidas mais antigas e populares do mundo, no entanto, algumas pessoas ainda não possuem o hábito de ingerir a bebida por culpa da aura de elitismo que se criou em torno da bebida ou por pensar ser necessário se tornar um especialista primeiro.

O sommelier da Decanter, Sidney Lucas, ressalta que não é necessário ser um especialista em degustação para apreciar um bom vinho. “É preciso estar disposto a conhecer novas sensações, desfrutando o que a bebida tem de melhor: o sabor”, ressalta Lucas.

Para conhecer e dar os primeiros passos no mundo do vinho, veja as principais dicas de Sidney Lucas:

1. Comece a beber sem preconceitos: experiente o branco, o tinto, o rosé, vá do suave ao seco. Desta forma, começará a identificar qual é o estilo de vinho que mais lhe agrada. E acredite, tem para todos os gostos.

2. Pesquise: ao gostar de algum vinho que tenha experimentado, busque algumas informações a respeito da região, da uva utilizada e sobre o produtor. Assim, você terá muito conhecimento a médio prazo.

3. Degustação: a degustação envolve o sentido visual, o olfativo e o gustativo. Observe a intensidade da cor, sinta o aroma da bebida, e por último, beba e deixe o líquido passar por toda boca, para que consiga sentir todos sabores.

“Não é preciso de muita coisa para começar a apreciar o que o vinho tem de melhor, basta ter uma boa companhia e um vinho que agrade o seu paladar”, finaliza Sidney.

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui