Por: diario | 11/06/2019

Foi proposto na Câmara de Vereadores de Rio do Sul, um Projeto de Lei Ordinária que prioriza o atendimento de pessoas diabéticas para a realização de exames laboratoriais que exijam jejum. A justificativa do vereador e autor, Mário Sérgio Stramosk, é de evitar que essas pessoas tenham hipoglicemia durante a espera. O PLO foi apresentado na última semana para os demais vereadores e agora está sendo avaliado nas comissões permanentes.

Realizar exames laboratoriais relacionados à detecção de açúcar, por exemplo, exige cerca de oito horas de jejum, e esse período, se muito prolongado para pessoas com diabetes mellitus, pode gerar a hipoglicemia, causando fraqueza, disparo no batimento cardíaco (taquicardia), suor e até outras complicações, como desmaios e convulsões.

De acordo com Stramosk, a proposição surgiu a partir do pedido de alguns pacientes diabéticos. Ele disse ainda, que após o pedido, procurou os laboratórios de análises clínicas de Rio do Sul, para apresentar a ideia e pedir sugestões. “Nós fizemos esse Projeto porque foi a solicitação de algumas pessoas que têm esse problema. Então o elaboramos e fomos discutir também com os laboratórios de Rio do Sul. Pedimos sugestões a eles e para que nos explicassem como acontece na realidade”.

Segundo ele, de forma unânime os laboratórios acharam importante incluir os pacientes diabéticos junto da classe prioritária, com idosos, deficientes e gestantes. “O que eles nos colocaram é que as pessoas que chegam lá, todas têm prioridade e precisam ser atendidas com rapidez, só que a pessoa com diabete, se não for atendida com prioridade, pode correr risco de ter hipoglicemia, por isso ela precisa ser atendida imediatamente. O diabético tem uma questão que não pode ficar em jejum prolongado. É claro que todos têm a prioridade, mas os com diabete, precisamos ter esse carinho e compreensão para que eles possam ser atendidos primeiro devido à essa situação de saúde”.

O Projeto de Lei proposto engloba laboratórios particulares e públicos, em todos os exames que envolvam jejum.

Elisiane Maciel