Por: diario | 11/07/2018

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, deu início à organização da próxima “Festa Municipal do Idoso”, em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em outubro. Desde já, os festejos estão programados para o dia 29 de setembro, ainda sem local definido.

A primeira reunião de alinhamento sobre o evento foi realizada pelo Departamento Municipal do Idoso na sexta-feira (6), no auditório da Câmara de Vereadores. Em conjunto com representantes de 28 grupos de idosos de Ibirama, foram deliberadas as definições iniciais acerca das atividades, que novamente deverão envolver atrações culturais e de lazer para o entretenimento da população idosa do município.

Além disso, o encontro também tratou sobre o envolvimento dos grupos no desfile cívico da Independência, no dia 7 de setembro. “A participação será algo bem simples, mas fundamental. A ideia é mostrar a quantidade de grupos de idosos que temos no município e reforçar sua importância na comunidade”, colocou Priscila dos Santos Patrocínio, coordenadora do Departamento.

Vacinação contra gripe encerra com imunização de 80% dos grupos-alvo.

Entre os meses de maio a junho, 3.310 pessoas foram vacinadas pela rede municipal de saúde contra a gripe influenza. O número representa 80,59% da meta estipulada este ano ao município pelo Ministério da Saúde.

Dos públicos-alvos prioritários da campanha, as maiores coberturas ocorreram entre os professores (90,23%), trabalhadores de saúde (84,34%), idosos (83,75%) e crianças (73,66%). Em contrapartida, houve baixa procura entre gestantes (68,75%) e mulheres no pós-parto (46,88%).

Conforme o levantamento, foi ainda efetuada a vacinação de 744 pessoas com comorbidades, tais como diabéticos e pessoas portadoras de doenças crônicas. Da mesma forma, no período de extensão da campanha, foram vacinados ao todo 545 pacientes com idade entre 50 e 59, além de crianças de 6 a 9 anos. Tais medidas atenderam a recomendação dos governos federal e estadual, porém, não contabilizaram para a meta geral.

A partir deste mês de julho, a rede municipal de saúde passa a disponibilizar a vacina contra gripe somente a gestantes e a segunda dose do reforço aos bebês. A aplicação segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, no PAM e nas UBS Dalbérgia e São Miguel.