Por: diario | 03/10/2017

O Democratas de Rio do Sul realizou no sábado (30), no Clube Duque de Caxias, a escolha da nova presidência do diretório municipal. Na oportunidade, Jeferson Vieira, foi lançado pré-candidato a deputado estadual pelo partido. Aldonir Xavier assumiu a presidência, que vinha sendo conduzida por Fernando Muller, durante dois anos.

Muller lembrou que o partido possui aproximadamente 1,2 mil filiados no município e que o grande desafio é reaproxima-los das atividades realizadas. A reativação do Democratas ocorreu há 5 anos, quando foi constituída a comissão provisória, após ele ter sido dissolvido.

“Conseguimos ao longo desse período colocar o partido no cenário municipal novamente com destaque. Fizemos um bom trabalho, desenvolvendo lideranças que ocuparam espaços e hoje nos representam”, conta.

Muller lembra que a própria coligação que elegeu o prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSDB), contou com quatro candidatos a vereadores pelo Democratas que somaram aproximadamente 1,4 mil votos. “Hoje a gente ocupa espaço de 2º e 4º suplentes, votos que foram determinantes para a eleição da majoritária”, explica.

O presidente recém-empossado do diretório, Aldonir Xavier, conta que irá dar continuidade ao trabalho de fortalecimento do partido, buscando novas lideranças que nunca estiveram envolvidas na política. “A ideia é contribuir com a sociedade com esses pensamentos novos. As pessoas envolvidas no nosso partido, a maioria não são políticos de carreira, o compromisso é coletivo. Vamos dar continuidade ao nosso antecessor, o qual vinha trabalhando nisso”, explica.

O vice-presidente do Democratas de Rio do Sul é Juliano Muller, que integra uma nominata de 24 membros do diretório municipal.

Jeferson Vieira é pré-candidato

O nome do ex-vereador Jeferson Vieira foi lançado como pré-candidato a deputado estadual pela sigla e avalizado pelo presidente do diretório estadual do partido, Paulo Gouveia, que também esteve presente na convenção. “O que estamos fazendo no Estado inteiro é montar uma chapa de candidatos a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Câmara Federal, uma chapa renovadora. Buscamos elementos com vivência na sua comunidade, e em Rio do Sul, por exemplo, nosso pré-candidato é o Jeferson Vieira”, destaca.

“A gente fica honrado com esse convite, o Democratas tem esse perfil de ter candidatos de credibilidade. Mas antes de representar uma sigla partidária, nós representamos uma região, pois o Alto Vale merecer representatividade”, agradece Jeferson Vieira.

Ele complementa dizendo que Rio do Sul já contou com três deputados estaduais e hoje tem apenas um, e seu nome é a oportunidade para a região ampliar a representatividade na Alesc.

Vieira conta que nesse momento a democracia passa por uma avaliação da população, a qual inclui todas as siglas. “Temos pessoas tendo sua credibilidade avaliada. Terão mais chances aqueles que obtiverem a confiança do eleitor”, afirma.

O ex-presidente Fernando Muller explica que o Democratas é uma versão atual do antigo PFL. Partido de ideologia liberal que defende o estado mínimo e a possibilidade da iniciativa privada ter maior liberdade, onde o estado apenas regule a iniciativa privada e não exerça a atividade privada.
Quem tiver interesse em se inserir nas atividades do partido pode entrar em contato via a página do partido no Facebook, e também através do telefone celular 99106-8069. “Atendo com maior prazer, tenho recebido ligações constantes”, explica.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, Francisco Goetten de Lima (PP), além de outras lideranças pepistas, as quais integraram a composição proporcional nas últimas eleições.

Rafael Beling