Por: diario | 13/11/2017

O talento dos grupos de dança de José Boiteux rendeu a classificação inédita para a etapa regional do Festival Escolar Dança Catarina, prevista para acontecer em Ibirama. Os grupos se destacaram entre os competidores de 11 escolas da região no Festival Escolar Dança Catarina, etapa Microrregional, realizada no município de Presidente Getúlio no mês de setembro. Muitos deles subiram ao palco pela primeira vez em uma competição.

A professora e coordenadora do Programa Mais Educação no município, Hosana Lima dos Santos, conta que são cinco grupos de dança dentro das escolas municipais. Eles possuem a participação de alunos desde o primeiro ao nono ano, e ensaiam nas terças, quartas e quintas-feiras no período do contraturno das escolas.

Quatro grupos participaram do festival: Lenhadores, Oficina Mecânica, Casa de Bonecas e Circo dos Horrores. “Três dos nossos grupos conseguiram o segundo e terceiro lugar”, informou Hosana.

Na categoria Mirim, do 4º ao 6º ano, o Grupo de Dança Oficina Mecânica, da Escola Amália de Marchi Lunelli, conquistou o segundo lugar, com a média 9,7 no festival.

Na categoria Infantil Livre, o grupo Casa de Bonecas, da Escola Francisco Bertelli, conquistou o terceiro lugar, com a média 9,2.
O Circo dos Horrores, também do Centro de Educação Infantil Amália Lunelli, conquistou o segundo lugar com média 9,82, classificando-se para a etapa regional. Ele é formado por 16 alunos do 6º ao 9º ano. Já o grupo Lenhadores, que é composto por alunos do 4º ao 5º ano, da Francisco Bertelli, foi destaque na apresentação.

Os grupos ensaiam sob o comando do coreógrafo e professor Lucas Mongconãn Branger, que transmite aos alunos a dedicação e o conhecimento sobre as regras exigidas pelos jurados nas apresentações. “Ele também foi aluno e viveu a vida treinando e ensaiando para ganhar (como aluno) o Dança Catarina”.

Os estudantes, professores e equipe foram homenageados pela Câmara de Vereadores, com Moções de Congratulação pela participação e resultados no festival. As entregas das homenagens foram feitas em três sessões.

Marcelo Zemke