Por: diario | 11/09/2018

Candidato a deputado estadual pela primeira vez, o agricultor Darci Spancerski, de Witmarsum, diz que aposta na renovação política no estado para garantir que os interesses da população sejam realmente atendidos. Ele destaca que se for eleito vai defender bandeiras como a agricultura familiar e a pavimentação de ligações asfálticas estratégicas no Alto Vale.

Darci, que já foi vereador na cidade por três mandados consecutivos, afirma que na experiência na Câmara percebeu as necessidades da comunidade e por isso é que decidiu tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele destaca que após anos de vida pública, até pensou em desistir da política em alguns momentos, mas acredita que só com a participação da comunidade e de pessoas como ele, é que será possível mudar a situação do país e especialmente da região.

“Nós temos que renovar o cenário político e para isso, precisamos tomar uma atitude. Não adianta daqui a algum tempo ficar reclamando das coisas. Temos que fazer a diferença”.

O candidato afirma ainda que tem recebido bastante apoio no mais novo desafio, principalmente na região.

“A comunidade está me apoiando, em todos os municípios sou muito bem recebido. Vejo que nós temos que trabalhar fortemente no setor pecuário, agrícola e olhar com muito carinho pela educação e saúde, principalmente nossos hospitais porque a população do Alto Vale está carente em todos os sentidos.

Ao ser questionado se realmente acreditava que a eleição era possível sendo de um partido menor na região e com base eleitoral em um município de apenas quatro mil habitantes, Darci garantiu que está confiante.

“A nossa coligação está bastante forte e estou confiante porque eu já visitei 183 municípios de Santa Catarina, primeiro sai para ouvir as pessoas para só depois me lançar candidato, então mesmo sendo de Witmarsum acredito que tenho chances de me eleger”, enfatizou.

Sendo agricultor familiar há décadas, o candidato diz que tem propostas específicas voltadas à agricultura e ressalta a importância de projetos para diminuir custos de produção no campo.

“Hoje o nosso agricultor está produzindo com um custo muito alto, o preço do diesel está bastante elevado, então temos que fazer com que o nosso agricultor tenha mais lucros porque se ele tiver mais dinheiro no bolso, vai construir mais, comprar mais e movimentar todos os outros setores da economia. O nosso povo é trabalhador, inovador e merece melhores condições de vida, mas hoje não temos dinheiro girando no Alto Vale”.

Na área de infraestrutura ele defende a pavimentação de ligações asfálticas estratégias que poderiam diminuir o fluxo na BR-470, que ainda aguarda duplicação em vários trechos.

“Claro que a duplicação é de suma importância e sabemos disso, então será uma das minha lutas, mas temos que olhar com atenção especial para algumas estradas na região que poderiam amenizar o problema. O município de Santa Teresinha por exemplo, ainda tem vários quilômetros de estrada de chão, temos também a ligação de Salete a Witmarsum e isso seria uma opção que traria muito desenvolvimento”, comentou.

Além da campanha através de visitas percorrendo todo o estado, o candidato explica que aposta também nas redes sociais para divulgar ainda mais essa e outras propostas.

“Tudo está nos ajudando e minha expectativa é fazer 25 mil votos, mas acredito que já consigo assumir uma cadeira na Assembleia com 20 mil votos e representar ainda melhor a nossa região”.

Helena Marquardt