Por: diario | 23/09/2017

Com o objetivo de trazer mais representatividade para a região do Alto Vale na Assembleia Legislativa, Darci Spancerski (PDT) se lançou como pré-candidato a deputado estadual. O político, que foi vereador pelo município de Witmarsum por três mandatos e possui vasta experiência como secretário de Agricultura, disse em entrevista ao Jornal Diário do Alto Vale que o cenário político deve ser renovado, e que sua candidatura é uma alternativa para alcançar essas mudanças.

O pré-candidato contou que foi eleito como o segundo vereador mais votado de Witmarsum por duas vezes consecutivas. Em 2009, quando ainda era vereador, Spancerski também assumiu a Secretaria de Agricultura do município por dois anos e meio, já que sempre esteve envolvido com o setor desde muito jovem. “Sempre recebi convites para me candidatar como vice-prefeito, mas nunca aceitei. Quando me elegi vereador pelo segundo mandato, fiquei dois anos e meio à frente da Secretaria de Agricultura, e agora [em 2017] assumi mais um período de seis meses”, explica.

O político conta que já se afastou do cargo de secretário de Agricultura para se dedicar à sua pré-candidatura a deputado estadual. Ele ainda diz que o partido o procurou como representante devido a sua trajetória política e seu reconhecimento pela região. “Já me afastei da Secretaria da Agricultura para ficar coordenando, organizando o partido em toda a região, para que nós possamos ter mais um representante do Alto Vale”, ressalta Spancerski.

Falta de representatividade

Spancerski afirma que o Alto Vale perdeu diversos nomes importantes na política nos últimos anos. Segundo o pré-candidato, hoje a região só possui dois nomes na Assembleia Legislativa: o deputado estadual Aldo Schneider e o deputado estadual Milton Hobus. “Eles [Schneider e Hobus] estão fazendo um excelente trabalho por nossa região, mas nós temos que pensar nos próximos anos, ter mais representatividade na Assembleia Legislativa”, declara.

De acordo com o político, as prefeituras do Alto Vale estão carentes de recursos, e seu objetivo como deputado estadual será priorizar todas as secretarias dos municípios e auxiliar os prefeitos na busca por melhorias. “Serei muito parceiro de todos os municípios, porque sempre acompanhei o trabalho dos prefeitos aqui na região. A gente vê as dificuldades que os pequenos municípios hoje têm com a falta de recursos, e você ter um deputado atuando, visitando todos os meses a Prefeitura Municipal, vendo qual é a maior dificuldade dos prefeitos, certamente isso vai ajudar muito o Alto Vale”, garante.

Carolina Ignaczuk