Por: diario | 17/03/2016

Pelo quarto ano consecutivo, o Conselho Regional do Representantes Comerciais de Santa Catarina, o Core/SC está disponibilizando os principais serviços através de um posto avançado montado no Senac em Rio do Sul. No local os representantes podem tirar dúvidas e resolver assuntos ligados a profissão sem precisar se deslocar para outras regiões.

Nesta edição do Core em Movimento a novidade é uma palestra com o professor e consultor na área de Tecnologia da Informação, Juarez Vinicius Miglioli. O evento, aberto ao público, acontece a partir das 18h no Senac Rio do Sul e vai mostrar como as mídias sociais podem contribuir para o aumento das vendas em qualquer setor da economia.

De acordo com o presidente do Core, Flávio Flores Lopes, a escolha pelo tema foi porque o Conselho está sempre em busca de assuntos que interessem aos representantes e a comunicação é um deles. “Isso para melhorar a condição do representante porque as coisas estão mudando muito no Brasil e no mundo e as mídias sociais podem ser uma ferramenta a mais para auxiliar na profissão”, comentou.

Ele explica ainda que durante os dois dias de atendimento, além da palestra o órgão está oferecendo serviços como realização de novos registros, atualização das carteiras profissionais, consultoria jurídica, negociação de débitos administrativos e judiciais e ainda uma solenidade de entrega de carteiras profissionais. “Essa é uma região polo e bastante industrializada, então sempre temos um bom público. Se fossemos ampliar as delegacias esse seria o primeiro lugar que a gente abriria”.

Odair José da Silva Oliveira foi até o posto no primeiro dia de atendimento para fazer o registro de representante comercial. Ele trabalha com venda de produtos agropecuários há cerca de três meses e garante que queria deixar tudo conforme a lei. “Como teve o atendimento aqui foi bem melhor pra mim, por não precisei ir até Blumenau e fica mais fácil”, disse.

Flávio diz que o Core em Movimento, tem como objetivo de aproximar mais o Conselho da categoria, disponibilizando os principais serviços aos filiados, empresas que contratam representantes comerciais e população em geral, em cidades que não são próximas da sede, em Florianópolis, e as outras regionais do Conselho, que ficam em Blumenau, Lages, Itajaí, Joinville, São José, Criciúma, Joaçaba e Chapecó.

Outra luta do Core, segundo o presidente, é pela manutenção dos cursos de tecnólogo em representante comercial em todo o estado, que podem capacitar e melhorar as condições de trabalho dos representantes. Atualmente o Alto Vale conta com quase 900 profissionais. Assim como outras profissões, a Representação Comercial é uma atividade regulamentada pela lei e exige registro.

Crise também tem afetado representantes

O presidente comentou ainda que a crise na economia também tem afetado diretamente os representantes comerciais, que trabalham com vendas nos mais diversos setores. “Não há a menor dúvida. Acredito que quem está mais sendo afetado é a construção civil e depois vem o comércio, então é a hora de nos adaptarmos aos novos tempos e trabalhar um pouco mais porque as coisas estão ficando difíceis”, declarou.

Parceria com o Sirecom

De acordo com o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Blumenau e Região, o Sirecom Vale Europeu, Paulo Roberto dos Santos, que também está presente nos atendimentos, os sindicatos de todo o estado de Santa Catarina tem uma parceria importante com o Core há mais de 30 anos. “O Core regulariza a situação do representante comercial para ele poder exercer a profissão e os sindicatos fornecem a área de serviços e benefícios aos representantes como contabilidade, seguro e advogado”, comentou.