Por: diario | 12/03/2019

Natural de Trombudo Central, Karoline Mohrmann Poffo, recebeu na noite desta segunda-feira (11), a Comenda Mulher Empreendedora do Ano, entregue pela Câmara de Vereadores de Rio do Sul. Ela foi indicada pela Junior Chamber International (JCI) em processo técnico de escolha onde outras entidades também participaram, como Lions Clube, Rotary Club e Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs).

Karoline disse que no primeiro momento, quando recebeu a indicação da JCI, já ficou grata, mas ficou surpresa quando soube que havia sido escolhida para receber a Comenda. “A JCI É uma entidade que participo já há 11 anos e lá tem outras mulheres empreendedoras, então realmente foi uma surpresa, foi muito legal, porque como tinham outras duas mulheres indicadas concorrendo, que eram mais velhas, com uma história de empreendedorismo muito legal, eu preparei e fiz uma apresentação legal mas sem muita expectativa, por saber que tinham outras pessoas muito boas lá também. Quando fui informada que eu receberia a Comenda, foi surpreendente, não consigo nem descrever o sentimento”.

Ela disse ainda que foi compensador receber o reconhecimento por todo o trabalho e esforço realizado durante sua trajetória profissional. “Foi muito legal ver que todo o esforço que eu tive para estudar, de sair de casa aos 15 anos para buscar um estudo melhor foi reconhecido, e isso é muito gratificante”.

Com apenas 24 anos, Karoline se tornou coordenadora do Departamento Contábil da Djazil, que segundo ela foi a experiência profissional mais marcante e desafiadora de sua carreira. “Foi minha primeira experiência na liderança e a coordenação na Djazil foi um desafio e tanto. Eu era nova mas foi muito bom, a contabilidade me ajudou nesse começo, onde eu não tinha noção de liderança e eu busquei aprender isso também”.

Em 2012, com o nascimento do primeiro filho, Gustavo, Karoline contou que o cargo dentro da contabilidade acabou exigindo muito tempo, mas ela decidiu se dedicar a maternidade. Em Abril de 2013 decidiu que o ritmo de trabalho que a contabilidade exigiria no retorno da licença, não era o que estaria disposta a dar e depois de 8 anos na empresa, solicitou o desligamento. Em março de 2015, depois de experiências autônomas de assessoria empresarial, ela empreendeu abrindo a Poffo & Lindner Soluções Empresarias Ltda com a sócia Graselene Lindner.

Entre as principais ações na JCI, ela citou o projeto “Anjos do Bem”, onde foram beneficiadas mais de mil pessoas.

“Eu assumi o projeto em 2017 e nós executamos em 60 dias. Conseguimos juntar 43 entidades de Rio do Sul e realizamos uma ação que durou duas semanas na parte mais alta do bairro Progresso, com o intuito que aquela comunidade tivesse capacidade de se desenvolver. Então levamos oportunidades de emprego, cursos gratuitos, cuidados no dia e foram atendidas mais de mil pessoas”.

Sobre a homenageada

Karoline Mohrmann Poffo é graduada em Ciências Contábeis e pós graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale de Itajaí (Unidavi) e especializada em Perícia Judicial Trabalhista e Planejamento e Gestão do Tempo pelo método TEvEP.

Com 24 anos iniciou suas atividades profissionais, na Contabilidade Djazil, onde foi coordenadora do setor contábil. Mais adiante, empreendeu abrindo a Poffo e Lindner Soluções Empresariais. Na JCI desde 2008, desempenhou diversos cargos de liderança e projetos importantes, como o Anjos do Bem em 2017. Entre outras atividades, Karoline é vice-presidente do Sindicato dos Contadores do Alto Vale do Itajaí (Sindicont) e foi Conselheira Fiscal e Tesoureira da Associação de Pais e Professores do Centro de Educação Infantil Belmarli da Silva em 2014 a 2016.

Elisiane Maciel