Por: diario | 02/02/2018

Nesta terça-feira (30), a Celesc e o Governo do Estado inauguraram as obras de recapacitação da subestação de Balneário Camboriú, que permitiram triplicar a capacidade instalada e promover a conexão com o sistema de 138mil Volts.

As obras, que somaram investimento de R$ 18 milhões, incluíram a recapacitação e o reisolamento da linha de transmissão entre as subestações Itajaí Salseiros e Camboriú, cuja tensão de operação passou de 69.000Volts para 138.000Volts. A Celesc substituiu equipamentos, trocou barramentos e pórticos para operar na nova tensão.

Estrategicamente posicionada no centro de carga do município de Balneário Camboriú, a subestação atende a mais de 36 mil unidades consumidoras localizadas na orla marítima do Balneário e na região central.

“Com as obras, ampliamos e tornamos a subestação uma das mais modernas de Santa Catarina. Com a instalação de equipamentos de última geração, foi possível triplicar a capacidade sem aumentar a área ocupada”, explicou o presidente da empresa, Cleverson Siewert.

O presidente também destacou no discurso, a importância da obra para garantir o atendimento do mercado existente e o futuro. A nova subestação está dimensionada para atender o crescimento de mercado previsto para os próximos 25 anos.

A ampliação contribui, ainda, para o alívio de carga das subestações Itajaí Fazenda, que atende a Barra Norte de Balneário Camboriú e a Morro do Boi que atende a Barra Sul.