Por: diario | 09/11/2017

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), estará em Rio do Sul hoje à noite e fará uma palestra para lideranças locais, empresários e comunidade em um evento aberto à população e gratuito. A agenda deveria ter sido realizada no dia 30 de outubro, porém, Colombo não pôde estar presente devido ao internamento médico para tratamento de uma diverticulite.

O evento será realizado às 19h30, no Esporte Clube Concórdia. O governador fará uma abordagem sobre o momento econômico do Brasil e as conquistas alcançadas por Santa Catarina.

Na oportunidade, Colombo também fará anúncios importantes para a região do Alto Vale do Itajaí. A novidade em relação ao evento anterior é a liberação de recursos para a construção de um muro de contenção em um trecho da rua Ruy Barbosa, onde ocorreu um escorregamento de terra durante a execução da pavimentação no ano passado.

Segundo o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul, Italo Goral, o valor que será descentralizado pela Secretaria de Estado de Fazenda é de pouco mais de R$ 600 mil. “O projeto foi concebido por nossa equipe de engenheiros, além disso, ficaremos responsáveis pelo processo licitatório, execução e fiscalização da obra”, argumenta o secretário.

O governador também deverá trazer uma solução para a abertura do Centro de Oncologia do Alto Vale do Itajaí. A intenção é viabilizar uma parceria entre a Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi) e Estado para o repasse de R$ 125 mil por mês, para agilizar o processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

Em relação à Tremtur, Colombo apresentará novidades sobre a ligação entre Apiúna e Rio do Sul, que deverá alavancar o turismo regional. O novo trecho da estrada de ferro será viabilizado em parceria com o Batalhão Ferroviário.

A Apae de Rio do Sul também será beneficiada com a assinatura de um convênio para o repasse de recursos para a construção da nova sede, que já começou.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Waldemiro Colautti, em Ibirama, é um anseio da comunidade há sete anos, desde que a obra foi concluída, e Raimundo Colombo se comprometeu em iniciar as atividades, por entender a importância da estrutura no Alto Vale Norte.

De acordo com o deputado estadual Milton Hobus, líder da bancada do PSD na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, esses são compromissos assumidos por Colombo e que agora se tornam realidade para o Alto Vale do Itajaí. Para ele, são ações como essas que vão diminuir as demandas da saúde regional, mas também proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade.

O secretário Italo Goral reforça a importância da participação da comunidade no evento. “É importante que a população se faça presente para mostrar nossa representatividade e a força da nossa região. Por isso fica o convite a todos os interessados que quiserem participar”, finaliza.

Rafael Beling