Por: diario | 18/04/2019

A Páscoa se aproxima e as cidades da região se preparam para celebrar a data. Em muitas delas, a encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo vai acontecer hoje. Além da encenação, com apoio das Prefeituras, várias cidades do Alto Vale receberam decoração especial.

Em Taió, a encenação da Paixão de Cristo acontece hoje (18), na Praça Prefeito João Machado da Silva, com início previsto para às 20h30. A peça será encenada pelos alunos de teatro da Casa da Cultura e a programação envolverá ainda outras atrações artísticas que antecedem o espetáculo.

Essa será a primeira vez que a encenação será realizada por alunos da Casa da Cultura. O elenco da peça é formado por 14 pessoas e a peça, que tem duração estimada em 30 minutos, vai envolver teatro, música e dança.

Agrolândia também fará a encenação da Paixão de Cristo hoje (18), às 20h. A peça será apresentada pelo Coral Municipal, na Comunidade Evangélica Martin Luther.

Já em Salete, a encenação acontece amanhã, Sexta-Feira Santa (19), pelo segundo ano consecutivo, a partir das 19h na Praça Raimundo Tamanini, seguindo em procissão até a Igreja Matriz de Salete. A expectativa é que o evento dure pouco mais de uma hora e meia e a população poderá interagir, levando velas ou lanternas.

A peça, que vai envolver mais de 80 pessoas, é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Turístico, grupos teatrais do município e conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O espetáculo é dirigido por Volnei Thives Macedo e tem a participação de mais de 80 pessoas distribuídas no elenco, produção e assessoramento técnico, que juntos compõem membros da comunidade da Igreja Matriz, Grupo Impacto de Teatro e Grupo de Teatro Princesa do Vale.

De acordo com o diretor, a organização está trabalhando para garantir mais um lindo espetáculo e a expectativa neste ano, é de emocionar o público. “Estamos cuidando de cada detalhe, cada figurino, enfim, de todo cenário para surpreender o público presente. Neste ano a Paixão de Cristo está com o texto modificado abrangendo ainda mais da vida de Jesus e a nossa expectativa é fazer o público se emocionar e se arrepiar com este teatro”.
Presidente Getúlio optou em encenar a morte e ressureição de Jesus ontem (17). A encenação foi organizada pelo Departamento de Cultura, e apresentada na Praça Otto Müller.

Cidades fazem decoração especial

Em Pouso Redondo, um grupo de colaboradores da Prefeitura trabalhou de forma voluntária para embelezar a cidade com coelhinhos e flores. A Rua 23 de Julho, que percorre todo o centro da cidade, foi especialmente decorada, desde o início até à Igreja Matriz, onde foi construída inclusive uma casinha. Além dela, vários pontos da cidade receberam a decoração, como foi o caso dos trevos de acesso ao município, da Prefeitura, da Praça da cidade e dos acostamentos da rodovia BR-470, que corta a cidade. “A intenção deste projeto é deixar o nosso município mais colorido, bonito e no clima de Páscoa. Esperamos que a comunidade desfrute dos ambientes e que também nos ajude a cuidar da decoração. Aproveitamos para desejar uma abençoada Páscoa a todos”, diz o prefeito Oscar Gutz.

Em Trombudo Central, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo foi a responsável por realizar a toda decoração. Coelhos de vários formatos, casinha, ovinhos, pirulitos e também árvores fazem parte da decoração, e uma das novidades deste ano, é a cenoura gigante que se destaca no centro da Praça da cidade. “O investimento mais uma vez é de baixo custo, isso porque a decoração é toda confeccionada pela nossa equipe, e este ano fizemos algo novo como a cenoura gigante e as árvores de Páscoa que as próprias crianças vão poder decorar com suas casquinhas de ovos, entre outras”, disse o diretor de Cultura, Deivid Cristiano Fava.

Em Presidente Getúlio, a equipe de decoração da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Presidente Getúlio trabalhou na montagem da Praça do Coelho, na Praça Otto Müller. São coelhos, ovos, cenouras, as famosas Osterbaum (árvores de páscoa), flores, e até um espaço reservado para coelhos vivos. A Casa do Coelho estará aberta ao público até o Domingo de Páscoa (21), das 8h30min às 10h30 e das 14h às 16h no dia de hoje, e no sábado e domingo das 16h às 19h.

Agrolândia vai realizar a Páscoa na Praça neste sábado (20), na Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade. A programação inicia às 09h, com a Feira do Artesanato, brinquedos infláveis, distribuição de algodão doce e música.
Na Praça 25 de julho, acontece a Feira da Agricultura Familiar, no mesmo horário e local de costume e o evento será encerrado com a presença do principal personagem da data comemorativa, o coelho da Páscoa. “Toda a nossa população está convidada a participar e prestigiar as atrações que foram preparadas para esse dia”, ressalta o prefeito Urbano Dalcanale.

Atalanta também decorou a cidade e criou o “Espaço do Coelho”, no pátio da Prefeitura. As crianças que visitarem o local até hoje, vão participar do sorteio dos coelhinhos. Hoje terá ainda no local piscina de bolinhas, cama elástica, algodão doce e a presença do coelhinho com distribuição de balas.

Elisiane Maciel