Por: diario | 18/12/2018

O vereador de Rio do Sul, Francisco Goetten de Lima, o Chico (PP), falou sobre as pretensões para o futuro na política e avaliou a atual Administração Municipal, bem como a experiência de ter concorrido ao pleito de deputado estadual nas eleições de 2018.

Ele contou que está há dez anos trabalhando e se colocando à disposição da política, do partido e da comunidade, mas que agora, o objetivo é de deixar sucessores.

“Agora minha missão é concluir minha legislatura como vereador e deixar minha marca e para o futuro, minha preocupação maior é deixar sucessores, então estou trabalhando muito forte com isso”.

Ele diz que Rio do Sul já tem o vereador Maico Coelho (PP), que hoje inclusive é o presidente do Partido Progressista, e que a ideia é prepará-lo para continuar o trabalho na Câmara.

“Para que ele possa ter continuidade nos trabalhos políticos partidários, porque a política é um bem que se faz para a comunidade”.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Quanto à possibilidade de ser candidato novamente, Chico adiantou que os planos no momento, estão sendo voltados à vida pessoal, e não política.

“Eu tenho avaliado também a minha vida pessoal, por exemplo se for candidato mais uma vez a vereador, serão mais quatro anos dedicados à política, e eu tenho a minha empresa também e precisarei tomar uma decisão na minha vida, porque não posso também abrir mão totalmente do meu negócio para ficar na política. Você precisa se doar e se dedicar quase que exclusivamente aos pedidos da população, é um compromisso que você assume e tem que seguir, então agora a minha preocupação é de deixar sucessores e motivar nosso time para que eles participem da política também”.

Avaliação do Governo Thomé

Chico explicou que nestes próximos dois anos, o objetivo será de conhecer ainda mais a estrutura do Executivo, e o caminho será de continuar o acompanhamento das ações do prefeito José Thomé (PSDB) com os Conselhos, que de acordo com ele, estão muito próximos da gestão pública.

“Nós na eleição que elegeu o prefeito atual, fizemos parte deste processo eleitoral no qual apoiamos o Thomé, então não podemos fugir desta responsabilidade, nós temos o compromisso com a população, nós somos o Governo e temos que lutar para que esse Governo faça um excelente trabalho”.

Quanto aos gastos públicos, Chico avaliou a estrutura do governo atual como eficiente. “O Governo atual se mostrou sério em relação aos trabalhos e estaremos juntos nestes próximos dois anos”.

Eleições 2018

Chico foi candidato a deputado estadual em 2018, e fez uma breve avaliação do resultado destas eleições.

“Enfrentei neste ano um processo eleitoral no qual se percebia uma lacuna no Alto Vale que era de representação política, mas infelizmente a bandeira que ergui de colocar Alto Vale em primeiro lugar, não aconteceu. Se antes nós tínhamos 120 mil votos que iam para candidatos de fora, nesta eleição, foram mais de 130 mil, o que é lamentável. A região paga um preço caro por não ter representatividade regional”.

Mesmo assim, o candidato contou que ficou feliz pelo conhecimento adquirido e pelas amizades cultivadas durante o período, e explicou ainda que o que aconteceu foi a “onda do 17, mas essa lição dada à classe política, já foi um grande feito e uma grande conquista. Os velhos políticos precisavam desta lição de moral para acordar porque o povo clama por mudança e agora a gente espera que as coisas mudem e que caminhem para um rumo melhor”.

Elisiane Maciel