Por: diario | 30/04/2018
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) vai avaliar cerca de 18 mil alunos no Brasil entre os dias 2 e 30 de maio. As provas serão aplicadas a estudantes de 15 anos, de mais de 80 países, nascidos no ano de 2002 e matriculados a partir do sétimo ano do ensino fundamental.  

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui 

Os resultados irão produzir indicadores que servirão de base para a discussão da qualidade da educação nos países participantes. Eles também vão permitir a comparação da atuação dos estudantes e do ambiente de aprendizagem entre diferentes países. A divulgação dos dados será em 2019.

Aqui, a amostra definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contempla até 33 estudantes de cada uma das 661 escolas brasileiras, públicas e particulares, escolhidas.  

Neste ano, o foco do Pisa é a leitura. Os estudantes farão as provas por computador e responderão a questões sobre matemática e ciências. O programa ainda coleta informações contextuais por meio de questionários aplicados aos estudantes, professores e diretores. Dessa vez, os pais dos estudantes também responderão um questionário.  

*Com informações do Ministério da Educação