Por: diario | 26/04/2019

Para quem gosta de aproveitar um fim de semana de sol, junto a natureza, tem acontece nesse sábado (27) e domingo (28), 4ª Etapa do Campeonato Catarinense de Parapente (CCP). O evento será realizado no “Morro do Tschumi”, que fica no bairro Bela Aliança e deve reunir mais de 100 competidores de todo o estado. O Campeonato é realizado anualmente pelo Clube Rio-sulense de Voo Livre (CRVL) e quem curte apreciar belas paisagens e prestigiar o esporte regional terá uma excelente oportunidade de participar.

“Temos 50 pilotos inscritos competindo pelo campeonato estadual, mas temos expectativa de 80 até 100 participantes, que são os pilotos que vem para voar sem estar participando do Campeonato. Ano passado tivemos cerca de 1.500 pessoas visitando o Campeonato e esse ano também esperamos um grande público para prestigiar o evento”, ressalta o vice-presidente do CRVL, Paulo Maciel de Arruda Filho.

De acordo com Paulo, um dos diferenciais dessa edição é que não haverá o voo duplo. “Este ano não teremos o voo duplo, somente os pilotos vão voar. O evento será aberto à comunidade para aqueles que querem assistir, mas o voo duplo não será permitido”.

Em relação à representatividade do esporte em nossa região, ele completa elencando alguns pontos que fazem com que os campeonatos de voo ganhem maior espaço e importância. “Rio do Sul e o Alto Vale tem se consagrado com um excelente local para a prática desse esporte, porque em primeiro lugar temos um relevo com bastante morros e plantações e isso favorece o desenvolvimento das térmicas, que é o ar quente subindo que serve como um combustível para os pilotos alcançarem as maiores distâncias”, revela.

A entrada tem um preço simbólico de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite e a arrecadação será doada à uma instituição de caridade da cidade.

No local também haverá a venda de bebidas e lanches para quem quiser passar mais tempo apreciando a vista a partir da rampa.

Tatiana Hoeltgebaum