Por: diario | 09/08/2018

Braço do Trombudo recebeu destaque no Jornal Nacional. A cidade foi um das 3.774 pesquisadas e ficou entre as seis que atingiram o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu). O resultado está na contramão de mais da metade do Brasil, onde o lixo ainda não tem destinação adequada, o que reflete em problemas relacionados ao meio ambiente e também a saúde pública.

 

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

 

Para a Assessora de Meio Ambiente da Prefeitura, Mara Schaade, esse reconhecimento é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido no município. “Em 1999 iniciou o projeto ‘Lavoisier’ com o objetivo de sensibilizar os munícipes a separarem os resíduos sólidos e encaminharem a coleta seletiva. A iniciativa deu certo, principalmente devido ao comprometimento do Marcos Marangoni, dos moradores do município e toda a equipe envolvida. Desde então o município desenvolve trabalhos de educação ambiental e campanhas para atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

A Assessora ainda destaca a importância das famílias realizarem a separação correta dos resíduos. “Ainda temos que melhorar. Nem todas as pessoas fazem seu dever de casa que é separar o lixo. A empresa contratada pela prefeitura para coleta, triagem e destinação final também tem papel fundamental nos resultados obtidos já que ela faz o trabalho que deveria ser feito pelo cidadão que é separar o que é reciclável do rejeito e do orgânico”, afirma.

Tatiana Hoeltgebaum