Por: diario | 05/09/2019

O Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas – Iberbibliotecas selecionou 24 profissionais da área no 4º Concurso de Estágios Internacionais 2019 e Rio do Sul teve uma contemplada, a bibliotecária Marciani Raquel Bezerra, da Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, que inscreveu um projeto no concurso. A proposta é desenvolver ações de leitura que envolvam pessoas sem moradia e que são assistidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. Os estágios, que serão realizados na Costa Rica, visam capacitar os participantes para a aplicação dos seus projetos.

O tema do programa este ano é “Biblioteca geradora de cultura de paz”. Seu objetivo é fortalecer os sistemas de bibliotecas públicas e comunitárias, contribuindo com o desenvolvimento e a qualificação de pessoas para enfrentar os desafios das bibliotecas na região Ibero-americana. Através dele, os bibliotecários podem melhorar suas habilidades profissionais, de comunicação e colaboração entre profissionais das bibliotecas latino-americanas.

Fazem parte do Iberbibliotecas os seguintes países e cidades: Brasil, Buenos Aires (Argentina), Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Medellín (Colômbia), México, Panamá, Paraguai, Peru e Quito (Equador).

Cada país membro possui duas vagas no Concurso de Estágios Internacionais do programa. Anualmente, o Iberbiblioteca seleciona um país membro para sediar o desenvolvimento dos estágios e apoia a participação os bibliotecários de cada um dos membros ativo, de acordo com os fundos alocados para a chamada.

Os 24 bibliotecários se reunirão na Costa Rica, patrocinados pelo programa, para trocar experiências e conversar sobre inclusão social, convivência e ações para posicionar a biblioteca como um espaço que gera uma cultura de paz. Para a bibliotecária de Rio do Sul, Marciani Raquel Bezerra, o estágio no país da América Central servirá para trazer experiências internacionais para a cidade, conhecer práticas de outras bibliotecas, planejar e definir ações inovadoras da Biblioteca Pública junto à comunidade.