Por: diario | 22/02/2019

Aos poucos Rio do Sul está se tornando uma referência na patinação artística. Isso porque o município tem uma escola que lapida talentos e é através da Associação de Patinadores do Alto Vale do Itajaí (APAVI) que crianças, jovens e adolescentes se libertam através das rodas e fazem de um simples treino, um grande espetáculo. O quarteto será representado por uma rio-sulense e três atletas de Brusque que prometem abrilhantar a competição nos dias 8, 9 e 10 de março, no Campeonato Catarinense de Patinação, em Blumenau.

Em relação à preparação do grupo, Carolina Signori Duarte, que já tem uma década de experiência no esporte, conta que os treinos estão intensos, para que no dia, tudo saia o mais perfeito possível.

“Treinamos três dias por semana, e quando não estamos em quadra, realizamos preparo físico. Para se ter uma ideia, no mês passado, íamos treinar também aos sábados e domingos o dia inteiro. Nessa reta final não tem choro, é treinar e treinar. Estamos otimizando mais os nossos treinos, até porque o Catarinense é bem próximo do Brasileiro, onde a média por categoria é de 20 meninas. Essa competição é muito aguardada por todas as patinadoras e inclusive por nós, que estamos sempre em busca do diferencial e em dar o nosso melhor em cada apresentação”, explicou.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

A patinadora conta ainda que o figurino é por conta de cada atleta.

“O início do ano é bem complicado para todas nós, já que temos que fazer o figurino, colar pedrinhas, bordar. É um período bem desgastante e intenso, pois treinamos muito e esses pequenos detalhes, é que vai nos dando aquele famoso “friozinho na barriga”, a popular “ansiedade”, para que tudo se concretize da melhor maneira possível: um verdadeiro espetáculo sobre duas rodas”, frisou.

Já a técnica e também coreógrafa, Luana Gomes do Amaral, que mora em Brusque e que assumiu o grupo há dois meses, conta que as meninas estão preparadas para a competição.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Neste ano, os campeonatos se anteciparam, assim que fiquei a frente do grupo da APAVI, acabei indo poucas vezes para Rio do Sul mas graças a Deus, já estamos com tudo pronto. A coreografia está radiante e promete muitas emoções. Já em relação à expectativa, estamos bem ansiosas já que daqui há duas semanas, teremos outro desafio, o Campeonato Brasileiro de Patinação, que acontece nos dias 22 a 31 de março em Joinville”, adiantou.

Carolina destaca ainda que o Campeonato Brasileiro será de alto nível e vai garantir a vaga para o Sul-Americano de Patinação, onde o grupo vencedor irá representar o Brasil em abril na cidade de Joinville.

“Queremos representar muito bem o nosso país, eu e mais duas atletas da equipe Hera, iremos lutar para conquistarmos a vaga, vamos treinar mais do que o normal. Esse é o sonho de todas nós, mas indiferente da classificação, só o fato de chegar até o Sul-Americano, será uma consequência do belo trabalho que viemos realizando durante todos esses anos. Sairemos de lá, com a sensação de dever cumprido e como vitoriosas”, concluiu.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Jéssica Sens