Por: diario | 1 mês atrás

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama, inicia nesta quinta-feira (11), os atendimentos no container ambulatório. A partir de agora, as mulheres ibiramenses já podem fazer exames preventivos gratuitos no local uma vez por semana. Não é necessário agendamento para a coleta do Papanicolau.

A presidente da Rede Feminina, Tayana Marchetti Meirelles, explica que a coleta será sempre as quintas-feiras pela manhã, das 7h30 às 11h, e o atendimento acontece por ordem de chegada. “Sabemos que a prevenção pode salvar vidas então é com muita alegria que iniciamos nosso atendimento no container, que foi a realização de um sonho de mais de dois anos”.

Ela comenta ainda, que todas as mulheres que já tenham iniciado a vida sexual devem fazer o exame de Papanicolau pelo menos uma vez ao ano. O exame é simples e rápido. Através dele são colhidas células do colo do útero para análise em laboratório. O “preventivo”, como é conhecido popularmente serve para detectar lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV, cuja infecção é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero.

O container ambulatório

O container ambulatório foi construído pela Rede Feminina através da arrecadação feita pela entidade em diversas ações como pedágio e café beneficente e também com outras doações da própria comunidade seja em dinheiro, materiais ou até mesmo trabalho voluntário. A estrutura foi inaugurada em Ibirama no dia 28 de junho.

Helena Marquardt