Por: diario | 20/03/2018

Fazendo parte da programação da 7ª -Festa Estadual do Arroz, a Ferroz que foi realizada em Agronômica neste final de semana, aconteceu a assembleia ordinária da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi). Vereadores e servidores das câmaras da região se reuniram no Clube Caça e Tiro Mosquito, na manhã deste sábado (17).

A palestrante do dia foi a chefe do Centro de Apoio às Câmaras Municipais (Ceac) da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Renata Cunha. O tema ministrado era “Qual o Papel do Vereador e Atribuições”.

Durante a Assembleia, houve também a apresentação e deliberação de moções, apresentação de informações sobre decisões recentes do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e assuntos do Fórum da Mulher Parlamentar (Fompavi).

“O importante das nossas assembleias, é o conhecimento para os vereadores, pois aqui são tratados assuntos que depois podem ser levados a conhecimento do público nas cidades aprimorando o trabalho de cada vereador em cada Câmara do Alto Vale”, disse o Presidente da Ucavi, Adriano Coelho.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Agronômica, Ivo Testoni, disse que além de ser importante as reuniões, foi uma grande satisfação de o município poder sediar o encontro. “Essas reuniões são sempre importantes, e desta vez estamos aqui junto da Ferroz, trazendo esta assembleia que é primordial, pois se discute aqui muitos assuntos relacionados ao Legislativo, além de que essa palestra em especial é muito interessante pois mostra qual o papel do vereador”, disse.

“Primeiro dizer que é fundamental participar desses eventos promovidos pela Ucavi, e hoje aqui na cidade de Agronômica que está sediando a sétima edição da Ferroz, um evento importantíssimo e a gente tem percebido ao longo desses anos que cada vez mais os vereadores estão participando destes eventos que trazem muito conhecimento que poderão ser aplicados em cada município”, disse o Presidente da Câmara de Vereadores de Ituporanga, Jaime Sens.

O Presidente da Câmara de Rio do Sul, James Rides da Silva, disse que as reuniões da Ucavi são essenciais para o Alto Vale, “pois é possível trocar informações, ideias e muitas vezes compartilhar projetos de lei que foram aplicados em alguns municípios. E é bom usar a coletividade da informação para que outros municípios possam também estar utilizando essas ideias. Isso contribui para o desenvolvimento do Alto Vale”.

Nova sede

James adiantou que os projetos para a construção da nova sede da Ucavi estão prontos e agora serão tramitadas as documentações. “Aproveito para dizer que os projetos estão prontos para a construção da nova Câmara de Rio do Sul, compartilhada com a Ucavi e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), e agora vamos tramitar com essas documentações na Prefeitura Municipal de Rio do Sul e também no Corpo de Bombeiros. É um ganho pro Alto Vale, pois é uma edificação compartilhada que servirá a todos”, comentou.

“Somos 27 Câmaras afiliadas a Ucavi e além das reuniões mensais nós temos trabalhado também para a construção da nova sede em parceria com a Câmara de Vereadores de Rio do Sul, bem como com a Amavi, e tudo isso é debatido também durante as assembleias”, concluiu o Presidente da Ucavi, Adriano Coelho.

Elisiane Maciel

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de whatsapp. Clique aqui