Por: diario | 03/11/2017

Há pouco menos de um ano para as eleições que devem definir os novos representantes da população brasileira, as articulações políticas ganham cada vez mais espaço nas agendas e na atenção dos grandes caciques partidários.

Em entrevista ao jornal Diário do Alto Vale, o ex-governador e atual deputado federal pelo Progressistas, nova sigla adotada pelo PP, Esperidião Amin, comentou suas expectativas em relação às eleições ao governo de Santa Catarina.

Amin garantiu que a raiz da coligação conta com o apoio incondicional do PSD, partido do atual governador Raimundo Colombo, que deverá concorrer a uma vaga no Senado Federal, e do deputado estadual Gelson Merisio, presidente estadual da sigla e pré-candidato ao cargo de governador.

Questionado sobre o desempenho nas pesquisas, onde Amin tem cerca de 30% das intenções de voto, o deputado não se mostrou surpreso. “Como há uma sucessão de pesquisas não publicadas, de procedência razoavelmente confiável, estou convencido de que em janeiro nosso partido será chamado a se manifestar sobre se quer ou não quer ter candidato a governador”, explica.

Questionado sobre a possibilidade de Merisio ser cabeça de chapa na possível coligação, Amin não hesita em afirmar que a escalação no time deve ser feita levando em consideração rejeição, preferência eleitoral e capacidade de aglutinação, situações que devem ser analisadas de maneira fraterna e solidária. “Se eu sou seu sócio em uma empresa, quero que nossa empresa vá para frente. É muito cedo para se avaliar isso, não adianta brigar com pesquisa. Sem dúvida alguma, como ele é uma alternativa para a coligação eu tenho a obrigação de ser”, dispara Amin.

Além disso, o líder Progressista revelou a vontade de ter os tucanos catarinenses junto ao projeto eleitoral. “Essa coligação não exclui outras possibilidades, incluindo o PSDB. Todas as hipóteses dentro desses três partidos devem ser consideradas”, revela.

No dia 11 de novembro, Esperidião Amin estará em Rio do Sul, junto a outras lideranças políticas, no lançamento das pré-candidaturas a deputado estadual e federal pela região do Alto Vale do Itajaí. O evento será realizado a partir das 9h, no Salão da Igreja São José Operário, no bairro Laranjeiras, em Rio do Sul.

Rafael Beling