Por: diario | 11/01/2019

O prefeito de Presidente Nereu, (PP), Isamar de Melo, teve o nome indicado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), para fazer parte do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na gestão 2019/2020. A eleição acontecerá no dia 15 de janeiro.

De acordo com Isamar, a Amavi havia indicado ainda os nomes de outros dois prefeitos: Bento Silvy (PP), de Vitor Meireles e Nelson Virtuoso (MDB), de Presidente Getúlio. “Foi uma chapa única de consenso onde eles me indicaram para fazer parte deste Conselho Fiscal, e com certeza será uma honra poder representar o Alto Vale e Presidente Nereu na Federação”.

Quanto aos benefícios que o Alto Vale pode ter com essa participação no Conselho, o prefeito disse que toda a região terá vantagens.

“A Federação é uma entidade que luta em defesa dos municípios e pelo bem comum de todos. Estando dentro de um Conselho Fiscal, eu acredito que poderei dar mais rápido as respostas aos municípios do Alto Vale, bem como as de Presidente Nereu”.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Ele finalizou dizendo que será um desafio novo, mas que fará o possível para ser útil à região. “Será um novo desafio, porque nunca fiz parte do Conselho, mas sempre estarei disponível e representando a população do Alto Vale e a Amavi, para tudo que for necessário”.

Membros da nova gestão

Uma chapa única liderada pelo prefeito de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, foi homologada para comandar a Federação na gestão 2019/2020. A chapa de consenso foi deliberada pelos prefeitos indicados ao processo eleitoral pelas 21 Associações de Municípios.

Ponticelli foi presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2013, ano em que assumiu interinamente o Governo do Estado por um período de 10 dias. Em 2017, presidiu a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Em 2018 atuou como membro titular do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Atualmente é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN) – gestão 2017/2019.

A chapa para as eleições é também formada pelo prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá, Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, como 3º vice-presidente; o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, como 1º secretário e o prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki, como 2º secretário.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam uma diretoria pluripartidária e contemplam todas as regiões do estado.

Comandaram a presidência da Fecam nos últimos anos a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, do PSD (2017); o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, do MDB (2018); com interinidade assumida pela prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind do PP e, agora, com a indicação de chapa liderada pelo prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli do PP.

Elisiane Maciel