Por: diario | 23/07/2019

O Dia do Colono e Motorista é comemorado em 25 de julho, data esta que se tornou tradicional para festividades no Alto Vale. Alguns municípios preparam todos os anos uma programação especial para celebrar as duas profissões, que representam também, a economia da região. Municípios como Lontras, Atalanta, José Boiteux, Presidente Nereu e Agrolândia, já se organizam para realizar os festejos que iniciam na quinta-feira, com diversas apresentações culturais, shows e eventos esportivos.

Em Atalanta, por exemplo, a festa acontece no dia 25 e inicia às 9h30 com o tradicional desfile de máquinas agrícolas. Ao meio dia será servido o almoço e às 16h haverá uma tarde dançante com o grupo “Os Serranos”.
Mirim Doce também vai celebrar a data na quinta-feira (25), com a 19ª edição da Festa do Melhor Arroz. Entre os eventos alusivos à festa, está o Seminário Agrícola que será realizado no Centro de Convivência de Idosos e começará às 8h. As palestras serão ministradas durante toda a manhã e após o encerramento, será servido almoço e todos os agricultores que fizeram a inscrição participarão de um sorteio de brindes. “Convidamos a todos os agricultores e população em geral para participarem, pois eles são o maior motivo pelo qual nos empenhamos tanto para esta festa”, reforçou o Secretário de Agricultura Valdecir Pereira.

Em Lontras a festa chega neste ano a sua 49ª edição. No município, o evento inicia cedo, às 7h, com o Terceiro Café do Colono, no Centro de Eventos do Riachuelo. Às 9h as comemorações continuam com o tratoraço, seguindo do almoço, apresentações, sorteio de prêmios e show nacional com a dupla “Teodoro e Sampaio”.

A Fecol em Agrolândia, também já é tradicional e neste ano acontece na sexta-feira (26). As festividades têm início às 9h com desfile de máquinas agrícolas, almoço gratuito, baile da terceira idade, show de freestyle, show com “Agora deu Samba”, “Alex e Willian” e “Sangue Latino”. A 31ª edição do Rodeio Crioulo também inicia na sexta e segue até o domingo (28).

Em Presidente Nereu, a 8ª Festa Multicultural e do Colono também inicia na sexta-feira (26) e segue até o domingo (28). Entre as atrações haverá tratoraço, competições esportivas, seminário e diversos shows.
Em Salete as comemorações vão acontecer no domingo (28) e o evento contará com momentos de confraternização, religiosidade, almoço festivo, parque inflável para as crianças e ainda um show com o grupo ‘Garotos de Ouro’. Todas as atrações são gratuitas e serão sediadas no Salão Paroquial e na Igreja Matriz, no Centro.

E em José Boiteux, as festividades vão acontecer no Complexo Desportivo Municipal nos dias 26 e 27 e de acordo com o prefeito, Jonas Pudewell, a festa conta com uma programação ampla e gratuita para a população. “A festa é do colono e motorista, duas categorias muito importantes para a economia local, mas foi pensada para todo o público, desde crianças até a terceira idade, serão dois dias de muita alegria e diversão”.

Elisiane Maciel