Por: diario | 27/09/2018

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, (Parajasc), já tem data e local confirmado. Após ser adiada, pela desistência de Itajaí em receber o evento, a competição acontecerá entre os dias 9 e 15 de outubro em Jaraguá do Sul. O Alto Vale do Itajaí terá representantes de pelo menos seis cidades da região. José Boiteux, Rio do Sul, Ibirama, Witmarsum, Presidente Getúlio e Pouso Redondo que já preparam os atletas para competir em cerca de 12 modalidades, nos naipes masculino e feminino.

De Rio do Sul serão 23 atletas com deficiência física e intelectual que participam na competição nas modalidades de bocha, atletismo, tênis de mesa e natação. O diretor técnico da Fundação de Desportos Municipal (FMD), Sérgio Schlemper, o Serginho, comentou sobre a retomada da parceria entre FMD, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Prefeitura de Rio do Sul, no incentivo à participação no evento e sobre o cuidado diferenciado com os atletas.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Nós conseguimos resgatar essa união de Fundação, Prefeitura e Apae depois de algum tempo. Estaremos indo para Jaraguá do Sul no dia 9, e no dia 10 vão atletas e comissão técnica. O carinho que a gente tem que ter com esses atletas é especial, nos reunimos agora com toda parte dos profissionais da Apae, que vão cuidar dos atletas com deficiência intelectual. Uma preocupação do município de Rio do Sul de estar lá em Jaraguá e dar todo o conforto aos atletas que vão nos representar. Colocamos no papel tudo que é importante desde a medicação quanto à alimentação que será servida nesses dias”, conta Serginho.

O educador físico da Apae de Rio do Sul, Édio Schneider, diz que a expectativa da participação nesse ano é positiva, que os treinamentos estão à todo vapor e que falta apenas a confirmação de mais alguns alunos que irão.

“Estamos com 18 atletas inscritos, falta confirmar alguns ainda, mas a princípio é para ir todos. Vamos disputar as modalidades de bocha, atletismo e o tênis de mesa. E a gente espera um bom resultado na bocha nesse ano”, diz.

Em Presidente Getúlio serão 20 atletas participando neste ano do Parajasc, também nas modalidades de atletismo e bocha. No último ano, a cidade fez uma boa participação na competição e a expectativa é um resultado ainda melhor neste ano.

O nadador Bruno Becker da Silva, paratleta da FMD de Rio do Sul é presença confirmada na competição. Foto: Divulgação.

“Nossa expectativa é fazer a mesma campanha do ano passado ou melhor. O que eles conseguirem é lucro. Trazer uma medalha ou um troféu é a recompensa do esforço deles do treinamento durante o ano, mas o mais importante nisso tudo é eles estarem participando e mostrando que são capazes”, comenta a orientadora Regina Suerbringer.

A cidade terá também dois alunos, que participaram da competição, que já foram escalados também para a Olimpíada Nacional, que irá acontecer em Canoas no Rio Grande do Sul em dezembro.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

De Pouso Redondo, a professora Genoveva dos Santos Sora, conta que a atleta Angelita Aparecida da Luz, que garantiu medalha no último ano também está empolgada para voltar a competição.

“É a nossa terceira participação em 25 anos de história. No ano passado ficamos com a terceira colocação na corrida de Down e nesse ano esperamos que ela atinja o mesmo feito ou quem sabe até uma colocação melhor. O educar físico também está trabalhando bastante e treinando os alunos. Nós vamos com quatro alunos para competir nas modalidades de atletismo”, finaliza Genoveva.

Susana Lima

Marciano Toreti paratleta de Presidente Getúlio convocado também para a Olimpíada Nacional. Foto: Divulgação.

Veja também as últimas atualizações: