Por: diario | 11/05/2018

Na terça-feira (8) um grupo liderado pela ex-vereadora Maria Helena Zimmermann Strey, a Kika, esteve presente na VALEC, uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes desde setembro de 2008.

A reunião foi intermediada pelo Deputado Federal Jorginho Mello (PR), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. Maria Helena busca há 5 anos a regularização do processo de doação de imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Em 2016 ela protocolou junto ao Ministério do Planejamento pedido nesse sentido.

Na reunião, um grupo da VALEC se comprometeu a vir para a região para tratar do assunto nos próximos meses.

Quando for formalizada, a medida deve beneficiar só em Rio do Sul, cerca de mil famílias que vivem em terrenos e casas no centro e nos bairros Barragem, Budag, Sumaré, Santana, Taboão, Bremer e Bela Aliança. Outras centenas de famílias também podem ser beneficiadas em outras cidades da região.

Os imóveis pertencem a Rede Ferroviária e foram adquiridos apenas por contrato ou simplesmente ocupados. O objetivo desse trabalho é conseguir a doação total e as escrituras dos imóveis.

A Rede Ferroviária Federal foi extinta em 22 de janeiro de 2007 através de Medida Provisória que acabou convertida em lei. Na ocasião, os bens não utilizados para operação ferroviária foram transferidos para à União. A estimativa oficial é de que haja em Santa Catarina 1.729 edificações em 917 terrenos que hoje pertencem à União.

Durante a reunião, também esteve em pauta solicitação feita pelo Deputado Jorginho Mello (PR) de uma audiência pública feita à ele pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), para tratar do corredor ferroviário na região do Alto Vale do Itajaí. O Superintende da VALEC se comprometeu a marcar a audiência já na próxima semana.

Outro assunto abordado, foi o desejo da UNIDAVI de adquirir o terreno onde hoje está sediada a Justiça Eleitoral de Rio do Sul no bairro Jardim América, e que hoje pertence à União. O assunto será retomado nos próximos dias.

Isabel Caetano

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui