Por: diario | 14/04/2018

Entre as ações desenvolvidas por meio da Secretária de Agricultura do município de Agronômica está a distribuição de calcário entregue aos agricultores. O projeto já estava em andamento no ano passado e é uma das propostas do plano de governo da Administração Municipal. “Deu muito certo, entregamos pelo menos duas mil toneladas de calcário no ano passado e esse ano voltou com mesmo preço”, destacou o Secretário de Agricultura, Cristiano Rosa, que iniciou as atividades novamente, no início do mês de Abril.

A licitação de frete do calcário já foi homologada e o frete se manterá com o mesmo preço, de R$ 403 a carga com o total de 15 toneladas. “Pedimos aos agricultores que venham procurar a Secretaria urgente, porque temos uma demanda grande no município”, explicou Cristiano.
O calcário vem por meio de um programa do Governo Federal “O calcário é cedido para o agricultor e apenas o óleo do frete é cobrado”, frisou. Para conseguir o calcário é preciso solicitar a análise de solo por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), pegar a autorização e efetuar o pagamento. Após é realizada a entrega do material para o agricultor.

Outro projeto discutido com os produtores rurais do munícipio, é que ações desenvolvidas para subsidiar a aquisição de sêmen. “Realizamos uma reunião com alguns produtores do nosso município, que trabalham com o gado de leite, e então trocamos ideias para ver qual a necessidade deles e para termos o sêmen e o nitrogênio com o pessoal”, disse. A intensão é oferecer a atividade aos agricultores de cada localidade. “Cada comunidade que tiver alguém atendendo, poderá realizar o trabalho de inseminação com mais atenção e com um curso menor”, pontuou.

Desta forma, de acordo com o Secretário, há seis bujões com doses diversificadas distribuídos nas localidades, para o agricultor implementar o plantel bovino, tendo várias opções de raça com a intenção de melhorar o rebanho também, tanto do gado de corte, como para o gado de leite.

 

Tatiana Hoeltgebaum