Por: diario | 13/03/2020

 

Reportagem: Helena Marquardt – DAV

 

A Copa Alto Vale de Enduro FIM, uma das competições mais tradicionais do motociclismo do estado, que chega a 17º edição, começa neste domingo (15). A etapa de abertura será realizada em Dalbérgia em Ibirama. Entre as novidades para este ano está um novo formato e a participação de uma piloto mulher.

 

A competição passa a ser disputada em quatro voltas de aproximadamente 18 quilômetros cada. De acordo com o regulamento, a primeira volta será para reconhecimento do percurso, e as outras três serão computadas como etapas distintas. Ao final do campeonato o piloto poderá descartar os três piores resultados.

 

Outra mudança importante é o horário de início das provas. A partir desta edição a competição começa às 8h30, e não mais às 9h, visando facilitar a volta dos participantes para suas residências, já que muitos vêm de outras regiões. As categorias também tiveram algumas alterações principalmente nas relacionadas aos pilotos com maior idade. A Copa terá as categorias Over 40, Over 45, e Over 50 com a moto livre, ou seja independente de ser ela é importada ou nacional.

 

A expectativa da organização da prova é que mais de 140 pilotos participem da etapa de abertura da Copa Vale. Um das confirmações é Francine Montibeller que trabalha em uma barbearia em Rio do Sul, mas é apaixonada por motos. Ela disputa a categoria Light Nacional com os homens e diz que está ansiosa para participar do evento.

“Minha paixão por motos começou quando eu tinha 14 anos e sempre andei com meus primos e meus irmãos. Comecei a participar de trilhas ecológicas e esse ano surgiu a oportunidade de participar da Copa. Como nunca competi antes estou bem ansiosa, mas será muito bacana”, disse.

 

As inscrições podem ser feitas até esta sexta feira (13), no site da Copa Alto Vale, ou na loja Atacadão Motoparts de Rio do Sul. As outras etapas acontecem em Presidente Nereu (05/04), Taió (03/05), Ituporanga (14/06), Rodeio (12/07), Presidente Getúlio (16/08) e a final está marcada para ser realizada em Dona Emma (27/09).

 

A etapa de Ibirama é organizada pelos Amigos da Veloterra- trilha Clube e prefeitura Municipal de Ibirama.