Por: diario | 18/04/2018

Antiguidades, boas histórias, reencontros e esporte radical. A 20º edição do Encontro Sul Brasileiro de Fuscas ocorre neste sábado (21) e domingo (22), no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Além da exposição, com cerca de 800 veículos raros, o evento contará com Mercado de Pulgas, vendedores de peças de veículos antigos, de antiguidades e de artesanatos; exposição de brinquedos antigos; pista de mini-fuscas para as crianças; praça de alimentação com foodtrucks e cervejas artesanais da região; máquinas de fliperama retrô; barbearia vintage, e DJ que tocará músicas de época; além da novidade desta edição, a realização de saltos de bungee jump. Serão 190 saltos de uma altura de 50 metros. No sábado, o evento ocorre das 9h às 20h, e, no domingo, das 9h às 18h. O valor da entrada para visitantes é de R$ 5 e parte da renda arrecadada será doada à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau.

Segundo um dos organizadores do evento, Marcelo Aparício, podem participar da exposição todos os Volkswagens refrigerados a ar, de qualquer ano e nacionalidade – Fusca, Brasília, Gol chaleira, Karmann Ghia, Kombi, Saveiro chaleira, SP2, TL, Variant e Zé do Caixão.

“Até mesmo modelos que tenham sua motorização substituída por outra – Porsche, Subaru, AP; Kombi refrigerada à água; modelos nacionais produzidos em fibra e que tenham mecânica Boxer – Bianco, Buggy, Gurgel, Miura, Puma, entre outros; New Beetle e Novo Fusca; Porsches – originais e réplicas”, complementa.

Clube do fusca

Sediado em Blumenau, e, inicialmente designado como Clube do Vale G12, foi organizado por um grupo de 12 fuscamaníacos que começaram a se reunir em outubro de 1998. No início de 1999, o grupo fundou o Clube do Fusca e neste mesmo ano organizou o primeiro encontro de Volks refrigerados a ar. Com o passar dos anos, o Clube ampliou o quadro de associados e trabalhou para melhorar a união, obtendo como um dos resultados o Encontro Sul Brasileiro de Fuscas.

Hoje, o Clube do Fusca de Blumenau é uma empresa administrada por uma diretoria eleita bienalmente. Com objetivos que vão além de restaurar e manter veículos antigos, preservando as histórias da indústria automobilística mundial e da cidade de Blumenau, das pessoas que foram e são proprietárias destas obras de arte sobre rodas, retribuindo os resultados em forma de entretenimento, cultura e compromisso social à comunidade.

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui