Por: diario | 08/01/2019

Diversão, adrenalina, aventura, força e superação. Essas são algumas das emoções que o 6º Marathon Lontras vai oferecer aos ciclistas na última semana de janeiro, no dia 27, na cidade. As inscrições podem ser feitas até terça-feira (22), no site Sistime, com o valor de R$110.

Como o objetivo é despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva através do uso da bicicleta, o organizador e também ciclista Alexandre Sperandio, adianta que no percurso não terá moleza.

“O foco principal é a diversão, mas temos pessoas que vem para brigar pelo lugar mais alto do pódio, como em toda competição. Além da integração entre os atletas e a troca de experiência, o dia também será de boas risadas, o que deixa a prova ainda mais especial. Este evento abre o calendário de competições da Federação Catarinense de Ciclismo, valendo pontos para o ranking estadual. Serão três circuitos: Pró, Sport e Amador. A prova será disputada em forma de maratona [Mountain Bike em longa distância], então quem for participar, deve vir preparado. Na Pró terá uma trilha leve e divertida com alta dificuldade e ainda conta com duas serras bem desafiadoras. Já na categoria Sport, os atletas encontrarão pelo caminho apenas uma serra, porém, é aí que a emoção começa, com subidas e descidas. E por último, a categoria Amador, destinada para os ciclistas que estão iniciando nas competições, mas eu garanto, moleza não terá nos percursos, pois ela também terá uma serra para desafiar os participantes”, avisou.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

As largadas acontecem separadamente conforme a programação em frente ao Centro de Eventos Ivo Eloy Mendes, a partir das 8h30. Já o alinhamento de cada categoria será aleatório.

O atleta que não estiver com a confirmação das placas com o numeral, chip, lacres ou qualquer outro acessório de identificação exigido pela organização, será impedido de se alinhar para a largada até que esteja devidamente regularizado para a prova.

O caminho será dividido em três percursos e três divisões. Os aventureiros passarão por estradas de terra, ruas pavimentadas em áreas urbanas e até rurais, o que exige total atenção dos atletas tanto nas leis de trânsito quanto em vias públicas. A organização do evento, ainda poderá alterar o percurso, sem aviso prévio, por questões de segurança ou de força maior.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Alexandre ainda conta que a Maratona não será apenas para os adultos.

“Pensamos também nos pequenos. Vamos ter atrações já a partir do sábado (26), com teste drive a partir das 14h e a corrida Kids, às 16h”, destacou.

A expectativa é chegar aos 500 inscritos neste ano.

“Esse evento é tradicional entre os lontrenses, no ano passado reunimos 475 ciclistas no Marathon e dessa vez, não será diferente. Já confirmaram presença no evento atletas da região do Alto Vale do Itajaí e até de outros estados, inclusive do Paraná e Brasília. Teremos diversas categorias participantes, entre elas o feminino e masculino, sendo que a prova principal contemplará várias idades, desde os 14 anos de idade e categorias que vão dos 60 anos em diante”, afirmou.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Percursos

*Pró (55km): O percurso é ideal para bikers que gostam de grandes desafios.

Categorias: masculino elite: 18 anos acima, sub-30: 23 a 29 anos, master A1, master a2, master B1, master B2, master C1, master C2, veterano: 60 anos acima, feminino elite: 18 anos acima, master, veterano 45 anos acima, duplas: masculino master, masculino veterano, mista (um homem e uma mulher, nascidos em 2001 e anos anteriores).
As duplas devem largar e chegar juntas, podendo ter diferença entre a dupla de no máximo 30 segundos, contando para classificação o tempo do integrante da dupla que chegar depois. Para inscrição de duplas, irá contar a idade do integrante mais novo da dupla, no caso de dupla masculina.

*Sport (32Km): O circuito é ideal para atletas que já competem, porém em um nível um pouco menos elevado.
Categorias: masculino juvenil, júnior, sub-30, master A1, master A2, master B1, master B2, master C1, master C2, veterano: 60 anos acima, nelore (acima de 100kg): idade livre feminino: sub-30, master, veterano: 45 anos acima, PNE (portador de necessidades especiais): idade livre, ambos os sexos duplas: masculino máster, masculino veterano, misto (um homem e uma mulher, feminina).

As duplas devem largar e chegar juntas, podendo ter diferença entre a dupla de no máximo 30 segundos, contando para classificação o tempo do integrante da dupla que chegar depois. Para inscrição de duplas, irá contar a idade do integrante mais novo da dupla, no caso de dupla masculina.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

*Amador (22KM): O percurso é ideal para atletas que estão começando a competir, realizar desafios, ou que não têm muito tempo para treinar.
Categorias: masculino juvenil, júnior, sub-30, master A, master B, master C1, veterano: 60 anos acima, feminino, sub-30, master, veterano: 45 anos acima.

*Kids: kids A – até cinco anos, kids B– seis a nove anos e kids C – 10 a 13 anos.

Premiação

Os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus, enquanto todos os participantes serão contemplados com medalhas de participação. Os atletas ainda poderão concorrer aos sorteios de duas bikes, duas sapatilhas exclusivas e demais brindes durante o evento.A entrega das premiações acontecerá após 30 minutos da chegada dos cinco primeiros colocados de cada categoria.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Alexandre ainda ressalta que o fim de semana será de muitas emoções e aproveita para convidar os apaixonados por desafios para sentirem essa sensação em Lontras.

“Você que curte bike e gosta de se desafiar não pode perder o evento do dia 27. A prova vai ser de tirar o fôlego dos atletas. Venha participar dessa aventura conosco e é claro, fazer parte dessa história com a gente”, convidou.

Os kits poderão ser retirados no sábado (26), das 15h até às 19h, no local do evento, com a apresentação de um documento com foto (identidade) e a assinatura do termo de responsabilidade. No local da chegada dos atletas, haverá ainda ponto de abastecimento com água e frutas para os participantes. Três pontos de água na categoria pró, dois no sport e um ponto na categoria amador.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Jéssica Sens