Por: diario | 08/11/2018

Proporcionar às pessoas a prática de atividades físicas e prevenir a saúde de possíveis doenças futuras, é o que muitas cidades vizinhas estão promovendo entre si, com pedal, caminhadas e corridas. E foi através desses belos exemplos, que Trombudo Central também aderiu ao esporte. Neste domingo(11), acontece na cidade, a 1ª Corrida e Caminhada da Primavera. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Movimente-se, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte do município. As inscrições são gratuitas e são esperados cerca de 200 participantes.

Segundo o organizador e também educador físico, Vitor Henrique Kniess, quem ainda não fez a inscrição, pode garantir a vaga no dia da corrida.

“Esse é o nosso primeiro evento na cidade e pelo que percebi, tivemos uma aceitação muito boa do público. Teremos a corrida com o percurso de cinco quilômetros e a caminhada que é livre, de acordo com cada participante. O trajeto é diferenciado, com elevações, vamos passar pelas ruas de Trombudo Central e promete muitas emoções entre amigos, familiares e participantes”, explicou.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

A esteticista, Jaqueline Sandrini, aprovou essa iniciativa na cidade e conta que é importante esse incentivo à prática de exercícios físicos.

“Já faz algum tempo que adotei a prática da corrida na minha rotina e confesso, que eu tinha parado de realizar as minhas corridinhas, mas com esse evento agora na cidade, voltei a ativa. Estou me preparando para o trajeto de cinco quilômetros e atenta ao tempo que completo a prova. O mais bacana de tudo isso, é perceber essa mobilização das pessoas que estão retornando e outras que estão iniciando na modalidade, através desse incentivo aqui na nossa cidade. Até o meu marido, entrou nessa comigo e está se empenhando para realizarmos uma boa prova e, é claro, chegarmos na linha de chegada”, contou.

E quem também já garantiu a presença na corrida e já fez o percurso como preparação para o fim de semana, foi o comerciante Leonardo Marcelino, que também está motivado com o evento.

“Em 2008 sofri um acidente, e nunca mais pratiquei atividades físicas, mas como não me dou por vencido, me inscrevi na corrida de cinco quilômetros e chamei minha esposa para fazer a prévia do trajeto comigo. O resultado, foi muito satisfatório, depois de 10 anos, sem correr, consegui completar a prova em 30 minutos e me senti realizado com o meu esforço. E posso dizer com toda certeza, que vale a pena sim, fazer esse percurso, porque assim como eu consegui completar a prova, você também vai conseguir. Esporte é vida, é saúde, é se desafiar e se permitir”, concluiu.

Programação

A concentração será na frente da prefeitura, a partir das 8h, com a barraquinha da saúde que vai realizar testes rápidos, como pressão, glicemia, antes da prova. Já a largada está prevista para as 8h30.

Os participantes terão direito à hidratação, bancada de frutas, sorteio de brindes e medalhas de participação para todos os atletas, feminino e masculino, e premiação do 1º ao 6º colocado, com troféu e medalhas.

Jéssica Sens

Veja também as últimas notícias: