Por: diario | 13/09/2018

Presidente Getúlio dá início hoje, à realização da primeira edição da Feira do Livro Vale das Cachoeiras e Festival Literário Estadual. Durante três dias, a cidade estará imersa na aventura de promover um evento literário local, que busca, além da comercialização de livros, estimular o hábito da leitura entre os jovens e promover os inúmeros autores da região.

A Academia de Letras do Brasil Santa Catarina de Presidente Getúlio (ALBS-PG), com o apoio da Prefeitura de Presidente Getúlio, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC), promovem o evento, que acontece no Clube Cruzeiro até o sábado (15) e contará com apresentações de teatro, contação de histórias, declamações e apresentações culturais, além de uma grande variedade de livros para todos os gostos e leituras.

Estrutura sendo montada – Lorena Zago

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

O principal objetivo da ação é promover o hábito da leitura. Outra finalidade do projeto é oportunizar visibilidade à escritores através de suas obras, além de aprimorar e despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para a escrita. Atualmente, a seccional Presidente Getúlio conta com 45 escritores, os quais devem estar presentes no evento.

“O objetivo é estimular a leitura, é permitir a interação das crianças, dos jovens e adultos com os livros. Esse diálogo com as letras, para que as pessoas possam estar lendo o universo, abrir suas mentes e enxergar com outros olhos aquilo que muitas vezes não se vê. Acreditamos que quanto mais nos lermos, mais aberta estará aberta a nossa mente”, explica a presidente da ALBSC- PG, Lorena Zago.

De acordo com a presidente, uma das preocupações da Academia é com a interação entre as pessoas.

“Precisamos promover esses momentos em diversos espaços. Assim, uns encontram os outros e dividem seus conhecimentos e experiências”, destaca.

O secretário de Educação, Leonardo Pavanello, diz que a Secretaria vai empenhar-se para que o evento traga bons resultados.

“Nossa equipe reconhece a importância da promoção da cultura para a sociedade, por isso, vamos trabalhar para fazer uma grande Feira”, afirma.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Literatura não é só leitura

Segundo a presidente da Academia de Letras de Presidente Getúlio, além do comércio de livros uma atividade diferente será apresentada todo dia, como exibição de filmes getulienses, apresentações de teatro, contação de histórias e até mesmo apresentações musicais. Entre as principais atrações está apresentação do espetáculo “O flautista de Hamelin”, da Trip Teatro, o projeto Musicalizando com Sucata, palestra com Carlos Schroeder e Leitura Espetáculo “O que só passarinho entende” com Samuel Paes de Luna.

Durante todos os dias de eventos haverá lançamento de livros e contação de histórias com Rosemarri Wangradt e presença da Palhaça Bobiça.

“Teremos um espaço especial também para o lançamento de livros de autores locais. Quem tiver um novo livro e desejar fazer o lançamento e divulgação, pode entrar em contato com a organização para também apresentar sua obra”, finaliza Lorena.

Susana Lima

Programação completa – Divulgação

Veja também as últimas atualizações: