Por: diario | 30/12/2017

O Instituto MAPA divulgou na quinta-feira (28), o Coeficiente Eleitoral Digital (CED) de Santa Catarina para os cargos de presidente da República e governador de Santa Catarina. O formato de pesquisa é inédito no Brasil e foi divulgado com exclusividade para Santa Catarina.

Análise para Presidente da República

Para presidente da República, o resultado junto ao público nacional indicado pelo CED do Instituto MAPA mostra lideranças a Lula (23%) e a Bolsonaro (21%), entre os presidenciáveis apontados espontaneamente.
Outros nomes que têm aparecido como potenciais candidatos têm índices bem menores: Luciano Huck (8%), Sérgio Moro (4%), João Dória (3%), Ciro Gomes (2%), Geraldo Alckmin (2%), Marina Silva, Álvaro Dias, Fernando Haddad e Henrique Meirelles todos com 1%.

Análise para Governador de Santa Catarina

O CED para eleição ao governo do Estado indica, atualmente, a ida ao segundo turno dos pré-candidatos Esperidião Amin (PP), 18%, e Paulo Bauer (PSDB), 17%, empatados na preferência de voto.

Entre outros nomes citados espontaneamente formou-se um bloco com percentuais muito próximos: Dario Berger (PMDB), com 13%, Gelson Merisio (PSD), com 12%, Mauro Mariani (PMDB), também com 12%, e Décio Lima (PT), um pouco atrás, com 9%.

Método de pesquisa

O Instituto MAPA, com sede em Florianópolis, atua há 26 anos em pesquisa de opinião e de mercado, e o formato de pesquisa proporcionado pelo CED está sendo tratado como a maior novidade do Instituto para as eleições de 2018.

O método consiste em monitoramento da internet, incluindo as principais mídias sociais, entre outros, por meio de análise integrada de dados, que consiste na aprendizagem automática por robôs e inteligência cognitiva, com resultado em prognóstico de voto.

Não se trata de índice de intenção de voto das pesquisas por amostragem, porém o método tem assertividade comprovada em comparação às pesquisas tradicionais.

A partir da Internet, do meio digital, é possível deduzir um provável resultado eleitoral, sendo um termômetro para comparação com o resultado das urnas.

Assim, o CED é fruto da expertise do Instituto de pesquisa MAPA com o Grupo Nexxera, multinacional de tecnologia da informação e com suas empresas associadas.

Rafael Beling