Unidavi recebe prêmio e anuncia novidades

Foto: Tiago Piontekievicz/DAV
Foto: Tiago Piontekievicz/DAV

Instituição recebeu prêmio pelo bom desempenho no Enade e vai ter três novos cursos em 2014

Tiago Piontekievicz

A Unidavi recebeu recentemente uma importante premiação por ter conseguido a melhor pontuação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2011 do Estado entre as instituições de ensino pagas que são vinculadas ao Conselho Estadual de Educação. O melhor desempenho em 2011 foi apurado no final de 2012, sendo que a premiação aconteceu neste ano. O desempenho de 2012 deve ser divulgado nos próximos dias e os resultados podem ser até melhores.

Apesar de não existir uma receita definida, há alguns pontos que delimitam bem a boa performance da Unidavi. O vice-reitor, Alcir Texeira, destaca que por ser uma instituição interiorana as dificuldades para manutenção de um corpo docente e de retenção de alunos são maiores e isso valoriza a conquista. “Essa premiação nos deixa gratificados pelo fato de a Unidavi estar no interior e estar competindo com outras universidades da capital e de grandes centros”, frisou. Segundo o vice-reitor alguns cursos puxam a fila do bom desempenho da Unidavi, como Engenharia da Produção e Ciências Contábeis.

A Unidavi foi a melhor entre outros 13 centros universitários do Estado que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Sistema Acafe). “Graças a um esforço contínuo de professores, alunos e de toda a comunidade acadêmica é que conseguimos esse resultado”, frisou Texeira.

Três cursos estarão na grade em 2014, entre eles Jornalismo 

Há quase cinco anos fora da grade da Unidavi, o curso de Jornalismo volta a figurar, no primeiro semestre de 2014 como uma das novidades na instituição. De acordo com o vice-reitor, Jornalismo é um dos que tem mais demanda na região. “Em cima dessa demanda foi feito um estudo e nós resolvemos retomar o curso com uma cara nova e já adequado com a realidade atual”, destacou. Outros dois cursos que farão parte da grade são Arquitetura e Letras-Inglês.

Texeira ressaltou também o vanguardismo que a Unidavi tem durante quase 50 anos na região como um dos trunfos para oferecer esses cursos. “O histórico de compromisso com a sociedade faz com que a Unidavi tenha uma expressão catarinense, em quase todo o Estado, porque tem um papel fundamental no desenvolvimento da região e consequentemente no Estado”, salientou.

Projeto de regulamentação das Instituições Comunitárias de Educação Superior 

Alcir Texeira esteve no dia 30 de outubro em Brasília para participar de uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann para tratar sobre o reconhecimento das Instituições Comunitárias de Educação Superior. Atualmente existem somente duas categorias de ensino superior no Brasil reconhecidas legalmente, que são as públicas e as privadas.

“As comunitárias tem um papel fundamental para a interiorização do ensino superior no Estado há praticamente cinco décadas no Estado”, disse o vice-reitor. Depois esse exemplo passou também ao Rio Grande do Sul e posteriormente a todo o país.

No caso da Unidavi, ela foi constituída pelo poder público municipal, mas funciona como uma entidade privada no que diz respeito à sua subsistência. Isso a coloca dentro de uma espécie de regime misto, estando em uma posição intermediária. “Esse projeto está na iminência de ser sancionado ou vetado pela presidência da República”.

Aí entra a visita de Texeira a Brasília. Lá ele e outras lideranças foram fazer um trabalho no sentido da aprovação da ideia, pois é a ministra-chefe quem faz a triagem desse tipo de projeto antes da sanção ou veto. “Houve uma conversa inicial para um bom encaminhamento”, disse. Inclusive a própria presidente Dilma Rousseff teria afirmado ao senador Luiz Henrique da Silveira, que posteriormente confidenciou ao secretário de Articulação nacional, João Matos, que deve aprovar o projeto sem nenhuma alteração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− dois = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>