Lançada a Festa da Cebola 2014

Foto: Tiago Piontekievicz/DAV
Foto: Tiago Piontekievicz/DAV

A 22ª edição da tradicional festa que acontece em Ituporanga será realizada entre os dias 3 e 6 de Abril 

Tiago Piontekievicz

A edição da Expofeira Nacional da Cebola de 2014 está garantida depois de um ano sem ser realizada, o lançamento foi feito terça-feira pelo prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann, e pelo presidente da Fexponace, Hélio Goes de Oliveira. A principal novidade é que a festa será realizada somente em um final de semana e não mais em dois como era feita em outros anos, as datas reservadas são do dia 3 a 6 de abril. Além disso, outras novidades estão sendo planejadas e o que já vinha dando certo será mantido, de acordo com o prefeito.

Entre as novidades está a criação de um passaporte para os cidadãos do município, além do passaporte do agricultor que continua. O objetivo é prestigiar os produtores locais. “Não em detrimento de produtores de outros municípios, que também contribuem para o evento, mas o nosso tem que ser prestigiado”, disse Zimmermann.

A tradicional exposição de produtos derivados da cebola vai retornar ao Centro do Parque da Cebola. “A exposição, que sempre foi um dos principais motes da festa, andava meio escondida, por isso resolvemos fazer com que retornasse a esse local”, acrescentou o prefeito.

As pessoas farão a festa, literalmente 

Uma das grandes novidades para a edição número 22 da Expofeira Nacional da Cebola é a interatividade, já que a organização pretende usar e abusar das redes sociais e da mídia para interagir com o público. “Vamos atrás de novidades através de pesquisas, quem sabe até para trazer as atrações da festa façamos uma enquete”, disse Hélio Goes de Oliveira.

“Vamos buscar artistas que estão arrastando as pessoas aos shows”, disse o prefeito Arno, mas destacou que será feito o possível para que haja equilíbrio entre os gostos. “A gente sabe que é difícil agradar a todos, mas vamos tentar equilibrar isso”, acrescentou.

Outro ponto é que parcerias com outras festas tradicionais do Estado devem ser feitas, entre elas a Oktoberfest, de Blumenau, a Festa do Pinhão, de Lages, e a Marejada, de Itajaí. “Vamos, quem sabe, dar um espaço para que a Oktober, a Festa do Pinhão e outras sejam divulgadas durante a Festa da Cebola, com isso podemos ganhar espaço para divulgar o nosso evento nessas festas”, explicou o presidente da Fexponace. Esse espaço foi denominado como “Noites Temáticas”, nas quais outras festas poderão ser divulgadas durante a Festa da Cebola.

Recursos para a realização 

O orçamento prévio para a Festa da Cebola é de R$ 1,7 milhão, valor que deve ser angariado junto aos governos federal e estadual, além da iniciativa privada, que deve destinar de 400 a R$ 500 mil à organização da festa.

Eventos paralelos 

Junto à Feira Nacional da Cebola será realizada a Feira da Agricultura Familiar, evento considerado uma das maiores novidade pelo prefeito Arno Zimmermann. Além disso, haverá um seminário sobre a produção de hortaliças. “Não é só a produção de cebola que é forte aqui em Ituporanga, temos muita produção de beterraba, repolho e outras culturas que se destacam, por isso vamos abrir o espaço a estes produtores também”.

Outros eventos paralelos estão sendo estudados, como o desfile de máquinas agrícolas. Outros ainda devem ser cogitados, já que o planejamento ainda não está totalmente fechado e mais aspectos podem ser abordados.

Com relação aos campings a tendência é que permaneçam como estão hoje, segundo o prefeito, ou seja, todos juntos no mesmo local. “Se separar acho que não é bom”, finalizou.

2 comentários em “Lançada a Festa da Cebola 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 3

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>